Segunda, 20 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


PSB adia decisão


Publicado em 08 de fevereiro de 2014
Por Jornal Do Dia


Como a coluna antecipou ontem, o PSB só vai decidir em abril o seu caminho político nas eleições deste ano.  Na reunião do Diretório Estadual lideranças do partido decidiram na manhã da sexta-feira que no mês de abril haverá definição da posição política sobre a sucessão estadual, bem como sobre alianças para a escolha das chapas de pré-candidatos majoritários e proporcionais.

Como o PSB pleiteia uma vaga na chapa majoritária a ser encabeçada pelo governador Jackson Barreto (PMDB), de quem é aliado desde 1994, vai esperar 4 de abril para saber a posição do prefeito João Alves Filho (DEM) se deixa ou não a Prefeitura de Aracaju para concorrer ao governo do Estado.
João Alves sendo candidato a governador, o que a coluna não acredita, ou se aliando ao senador Eduardo Amorim (PSC), tudo continuará no mesmo. Ou seja, Jackson disputará o governo com o PSB indicando o vice – que pode ser o deputado federal Valadares Filho ou o secretário Belivaldo Chagas (Educação); e o PT indicando o candidato a senador, que pode ser o deputado federal Rogério Carvalho ou a viúva de Marcelo Déda, a secretária Eliane Aquino (Inclusão Social).
A única possibilidade do PSB não permanecer com Jackson é ele conseguir viabilizar a adesão do prefeito João Alves, com o DEM indicando o candidato a vice. Isso porque o PSB ficaria de fora da chapa majoritária, uma vez que o governador jamais excluirá o PT da sua coligação por Déda, pela presidente Dilma Rousseff e pelo ex-presidente Lula.

O PSB deixou isso claro ontem, em resolução encaminhada a imprensa sobre a deliberação do partido com relação ao processo sucessório. Foi quando disse que a candidatura própria à presidência da República na pessoa do presidente Eduardo Campos não é fator impeditivo para a celebração de alianças que o partido vem sustentando durante muitos anos em Sergipe.
Nas entrelinhas, a resolução traduz que não é impedimento para o PSB está na coligação com Jackson, mesmo ele votando em Dilma Rousseff. Até porque o partido colocaria um palanque para Eduardo Campos em Sergipe, pois ficando com Jackson manteria a coerência e fidelidade ao povo sergipano, reafirmada a cada eleição a partir de 1994, seja na oposição (por 15 anos), ou no governo (por 7 anos).

Fica bem claro ainda na resolução que tudo o que o PSB quer é ocupar uma vaga na chapa majoritária com Jackson, mas se não for possível o partido manterá essa predisposição de presença na majoritária com uma candidatura própria para governador ou vice-governador ou senador em uma outra composição. Para isso, estará aberto para conversar com todos os grupos políticos.   
Com a posição de ontem o partido mostra a disposição de continuar mantendo a coerência política se mantendo no bloco governista e a vontade legitima de pleitear uma vaga na chapa majoritária.

Justificativa
O presidente regional do PSB, o deputado federal Valadares Filho, disse ontem que a decisão do partido de querer um lugar na chapa majoritária não é uma "imposição", mas uma "reivindicação" de uma legenda que desde 1994 se mantém no mesmo bloco e ocupando uma vaga na majoritária.

Argumentos
Segundo Valadares Filho, não se justifica no momento mais adverso, quando o PSB não era tão forte, sempre ter tido espaço na chapa majoritária. "Agora que temos um projeto nacional com a candidatura de Eduardo Campos a presidente da República; um projeto para Sergipe; e um partido com 10 prefeitos, 17 vice-prefeitos, um senador, um deputado federal e dezenas de vereadores, não tem como ficar de fora da chapa majoritária", avalia.

Predisposição
Ainda segundo Valadares, o partido vai continuar "aberto ao dialogo respeitoso" com o governador Jackson Barreto (PMDB). Mas estará aberto para conversar com todos, por achar legítimo querer um lugar na chapa majoritária.

Satisfação
Valadares considerou produtiva a reunião do Diretório Estadual do PSB, pelo fato de estar presente todos os prefeitos, vice-prefeitos, presidentes dos Diretórios Municipais e um número expressivo de vereadores. Além de muitos terem usado da palavra, assim como a deliberação ter sido por unanimidade.

Cristinápolis 1
Tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) processo pela perda do mandato de quatro vereadores de Cristinápolis por infidelidade partidária, uma vez que no ano passado eles trocaram seus partidos pelo novo partido, o Solidariedade (SDD). A legislação eleitoral permite mudar de legenda para uma nova sigla partidária, mas tem que se enquadrar em alguns critérios.

Cristinápolis 2
Os vereadores que estão na mira da Justiça Eleitoral por terem se filiado ao SDD são: o presidente da Câmara, José Menezes Lima, que deixou o PSB; Givaldo Oliveira Fagundes, que deixou o PSC; Cleonildo de Souza Melo, que saiu do PSD; e José Dantas de Santana, que se desfiliou do PSC. O processo, que tem como relatora a juíza Maria Angélica França e Souza, foi movido pelo Ministério Público Eleitoral.

Justiça
Walter Pereira Lima, que foi sub-secretário de Administração e Logística da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), será o novo secretário da Justiça. A indicação coube ao PSD, que o governador Jackson Barreto quis contemplar com mais uma secretaria pelo fato de ter três deputados estaduais.

Posse
O novo secretário da Justiça será empossado na próxima segunda-feira junto com Chico Dantas na Secretaria de Agricultura e Benedito Figueiredo na Secretaria de Governo. A solenidade, que será simples e no 3º andar do Palácio dos Despachos, acontecerá às 17h.

Contemplado
Com a nomeação de Walter Pereira Lima para a Secretaria de Justiça, no lugar de Benedito Figueiredo, o PSD passa a ter duas secretarias no governo. A outra é a do Trabalho, comandada pelo ex-vereador Fábio Mitidieri, que deve ser candidato a deputado federal.

Expectativa
O governador Jackson Barreto deve nomear nos próximos dias a deputada estadual Susana Azevedo (PSC) como conselheira do Tribunal de Contas do Estado, diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski.  Isso se o secretário Belivaldo Chagas (Educação) não conseguir um mandado judicial para impedir a sua posse, até julgamento final do mérito da ação em que pede uma nova eleição para a vaga de conselheiro na Assembleia Legislativa, com as regras do início do processo.

Em tramitação
A Câmara dos Deputados analisa proposta que muda as regras de composição e funcionamento do Tribunal de Contas da União (TCU), dos tribunais de contas dos estados, do DF e dos municípios, além do Ministério Público junto ao TCU. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 329/13, do deputado Francisco Praciano (PT-AM), prevê a realização de concurso público de provas e títulos para as carreiras dos órgãos de contas. Também determina a fiscalização pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de outras medidas. O objetivo é acabar com a influência política na atuação dos integrantes dos tribunais de conta.
Emurb
O prefeito João Alves Filho (DEM) empossou ontem de manhã a nova diretora-presidente da Emurb, Socorro Cacho. Quem vinha a frente do órgão era o secretário de Infraestrutura, Luis Durval.

Festa petista 1
Na próxima segunda-feira, em São Paulo, o PT vai comemorar os seus 34 anos e os 11 anos à frente da presidência da República, em ato marcado para às 19h,  no Centro de Convenções do Anhembi, com as presenças da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Lideranças petistas de Sergipe e parlamentares também participarão do evento.

Festa petista 2
Segundo o deputado Rui Falcão (SP), presidente nacional da legenda, o PT vai aproveitar o momento festivo para conclamar a nação petista para a criação de uma corrente nacional em defesa da reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Ele esclarece, porém, que ao contrário do que vem sendo divulgado pela mídia, o ato será um chamamento da militância e não o pré-lançamento da candidatura da presidenta Dilma.

Festa petista 3
"Vamos aproveitar esse momento para fazer um chamamento aos diretórios estaduais e municipais para promoverem debates, encontros, bandeiraços, festas e jantares para celebrar os 34 anos do partido, os 11 anos de conquistas do nosso governo e para transformar esse momento em uma corrente nacional em prol da reeleição de Dilma", disse ontem Rui Falcão.

Veja essa…
Do senador Valadares, ontem, após Encontro Estadual do PSB: "Está fora qualquer hipótese do PSB ficar fora da chapa majoritária das eleições deste ano pelo seu histórico de compor a majoritária desde 1994". 

Curtas
Acabou só ontem à noite a peregrinação do governador Jackson Barreto pelos municípios de Aquidabã, Malha dos Bois, Japoatã e Neopolis, para assinar ordem de serviço para inicio de várias obras.

Além dos prefeitos dos quatro municípios, os deputados federais Fábio Reis (PMDB), Márcio Macedo (PT) e Rogério Carvalho (PT) e os deputados estaduais Luiz Garibaldi (PMDB), Conceição Vieira (PT) e Jeferson Andrade (PSD) participaram dos atos ao lado do governador.

Prosseguindo com sua agenda de visitas a interior, o senador Eduardo Amorim (PSC) esteve ontem em Tobias Barreto e Riachão do Dantas.  Em Tobias visitou locais que têm gerado problemas para a população e em Riachão participou de um encontro com políticos locais.

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado se reúne na próxima terça-feira para deliberar sobre uma pauta que inclui o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 296/2009, que antecipa para as segundas-feiras os feriados que caírem entre terças e sextas-feiras.

De autoria do deputado Milton Monti (PR-SP), o projeto abre uma exceção para cinco feriados: o Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro), o Carnaval, a Sexta-Feira Santa, o Dia da Independência e o Natal.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE