Quarta, 12 De Junho De 2024
       
**PUBLICIDADE


Quadro indefinido


Publicado em 14 de agosto de 2012
Por Jornal Do Dia


A pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Exatta para prefeito de Aracaju, publicada na edição do domingo pelo Jornal do Dia e registrada no TRE-SE sob o nº 00016, em 06 de agosto deste ano, mostra que o candidato João Alves Filho (DEM) está consolidado no primeiro lugar na eleição para prefeito de Aracaju, mas que o pleito ainda não está definido.

É que apesar de João Alves se manter disparado na frente na intenção de voto do eleitorado aracajuano é grande o percentual de eleitor que ainda não decidiu em quem votar. Na pesquisa espontânea, em que João Alves aparece com 37%, surpreendentemente 40% dos entrevistados disseram que ainda não decidiram o seu candidato.

Esse percentual é muito elevado. Representa 3% acima do percentual do primeiro colocado e pode levar a eleição para o segundo turno se esses eleitores indecisos migrarem em maior proporção para os outros candidatos Valadares Filho (PSB), Almeida Lima (PPS), Vera Lúcia (PSTU) e Reynaldo Nunes (PV).

Apesar dos candidatos estarem nas ruas fazendo caminhadas, panfletagens e mini-carreatas,  é o programa eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que começa no próximo dia 21 de agosto, que fará a diferença. Valadares Filho, que aparece em segundo lugar na intenção de voto com um percentual de 13% na pesquisa estimulada e de 6% na espontânea, terá o maior tempo de televisão.

O candidato do PSB terá 14 minutos diários, contra 10 minutos de João Alves. Se fizer um programa bem produzido, com boas propostas de governo e que passe confiança para o eleitorado aracajuano ele terá condições de resgatar uma boa parcela do eleitorado de 40% que ainda está indecisa.
Os candidatos Almeida Lima (PPS), Vera Lúcia (PSTU) e Reynaldo Nunes, que vão dispor de menos de 2 minutos para passar suas mensagens para o eleitorado, também podem atrair uma pequena parcela dos indecisos se fizerem um programa compactado.

Os debates que veículos de comunicação, como a rede Globo, costumam fazer a cada eleição com candidatos a presidente da República, governador e prefeito também interferem na conquista de voto dos eleitores indecisos ou fazem com que os apolíticos mudem de ideia. Quem passar segurança, equilíbrio, precisão, ética, confiança e melhor proposta de governo com certeza obterá bons resultados.

Quem não lembra da eleição de 1989, quando disputavam a presidência da República Luis Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Melo? Lula, que tinha a preferência do eleitorado, foi abatido no debate da rede Globo, à véspera da eleição, quando Collor explorou a questão do aborto que queria fazer em uma namorada na época da juventude.   O escândalo, em um país dominado pelo catolicismo, acabou derrotando Lula que ficou abatido e desconcentrado durante todo o debate.
Certo é que a eleição só se define com o fechamento das urnas e que até 7 de outubro tem muita água para rolar debaixo da ponte …

Outros dados 1
Na pesquisa realizada pela Exatta, em que foram ouvidas 400 pessoas  no período de 01 a 03 de agosto, o instituto perguntou de forma estimulada as três qualidades mais importantes na escolha de um candidato. Foram pontuados: Honestidade (73%), responsabilidade (47%), Competência (39%), cumprir o que promete (38%), ouvir o povo (33%), ser a favor dos pobres (23%), experiência administrativa (16%), ser trabalhador (15%), coragem (15%) e não responderam nem opinaram (0%).
Outros dados 2
Ao perguntar como se sente com relação à vida que vem levando hoje, 12% dos entrevistados disseram nem satisfeito nem insatisfeito, 3% muito insatisfeito, 13% insatisfeito, 66% satisfeito e 6% muito satisfeito. Não responderam nem opinaram 0%.

Outros dados 3
Ao questionar como a pessoa se sente em relação ao futuro de Aracaju, 5% responderam muito pessimista, 26% pessimista, 18% nem otimista nem pessimista, otimista 48%, muito otimista 1%, não responderam e não opinaram 2%.

Outros dados 4
Ainda na estimulada, a Exatta também perguntou ao eleitor como avalia, até o momento, a administração da presidente Dilma Rousseff. Um percentual de 8% considerou péssima, 6% ruim, 39% regular, 33% boa, 13% ótima, não responderam e não opinaram 2%.

Outros dados 5
A mesma pergunta foi feita com relação à administração do governador Marcelo Déda (PT) e do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB). Avaliou como péssimo o governo Déda 26% dos entrevistados, como ruim 14%, como regular 35%, como bom 19%, como ótimo 5% e não responderam e não opinaram 1%. Já com relação a Edvaldo, 28% avaliaram como péssima, 11% como ruim, 32% como regular, 23% como boa, 6% como ótima e não responderam ou não opinaram 2%.

Grande ato
O candidato Valadares Filho realiza na próxima sexta-feira uma grande caminhada, com saída às 15h, da Praça da Bandeira com destino ao centro da cidade. Ontem à tarde ele se reuniu com presidentes dos partidos da coligação para discutir a mobilização do ato de campanha e hoje, às 15, na CDL, se reunirá com os candidatos a vereador com o mesmo objetivo.

Alfinetada
Do deputado federal Márcio Macedo (PT), durante ato de mobilização em apoio à candidatura de Valadares Filho (PSB) a prefeito de Aracaju na noite da sexta-feira: "Reunimos os companheiros que dialogam com o meu mandato para realizar este grande ato em favor da candidatura de Valadares Filho a prefeito. Estou aqui para dizer que a turma que usa a política como meio de enriquecer jamais colocou as mãos nos cofres da prefeitura e não será dessa vez que vai conseguir. Este momento que estamos vivendo em Aracaju é muito importante, é um divisor de águas. Valadares Filho representa a renovação do projeto que transformou a Capital de todos os sergipanos".

Magistério 1
O governador Déda recebe hoje ao meio-dia uma comissão de deputados estaduais para discutir a reivindicação dos professores de 22,22% de reajuste salarial para todos os níveis, uma vez que o governo só pagou esse percentual aos professores de nível médio para que equiparassem seus salários ao piso nacional da categoria. Aos professores de nível superior o governo concedeu 6,5% de reajuste, que ainda não foi votado pela Assembleia Legislativa a pedido da própria categoria.

Magistério 2
Estará ao lado do governador na reunião com a comissão de deputados em prol do magistério os secretários Belivaldo Chagas (Educação), João Andrade (Fazenda) e Oliveira Júnior (Planejamento, Orçamento e Gestão).  

Magistério 3
Déda afirmou ontem que receberá nesta terça-feira a comissão de 10 deputados, por ser o seu dever como governador. Mas antecipa que não tem como mudar o projeto enviado para a Assembleia permitindo pagar o piso do magistério ao nível médio e que legalmente foi aprovado pelos deputados.

Magistério 4
Reafirmou que o Estado cumpre integralmente a legislação com relação ao pagamento do piso do magistério. "Tanto é que não existe nenhuma decisão da Justiça dizendo que o Estado desrespeita o piso. O Estado não é obrigado a pagar 22% para todos os professores. Nem que quisesse poderia pagar esse percentual porque o Estado não dispõe de recursos para isso e não pode infringir a Lei de Responsabilidade Fiscal", afirmou o governador, enfatizando que todos os recursos arrecadados vão para pagamento da folha de pessoal, inativos e custeio.

Magistério 5
Segundo Déda, é isso que ele dirá hoje aos deputados que forem ao Palácio dos Despachos tratar com ele essa questão dos professores.  Disse ainda que dirá que com um aumento de 6,5% para os professores de nível superior ele garante a reposição da inflação sem qualquer perda salarial para a categoria.   

Defensoria
A partir das 10 horas de hoje os interessados em disputar uma das vagas para o cargo de Defensor Público Substituto da Defensoria Pública do Estado de Sergipe podem fazer sua inscrição, através do site www.cespe.unb.br. Serão disponibilizadas 10 vagas e a formação de cadastro reserva.  O salário inicial é de R$ 10.271,70. O valor da taxa é de R$ 180,00.

Veja essa…
Durante comício no final de semana do candidato à reeleição em Itabaiana, prefeito Luciano Bispo (PMDB), o governador Déda não só dançou o hit da música "Eu quero Tchu, eu quero Tcha" ao lado do seu candidato, como não perdeu a oportunidade de alfinetar novos adversários políticos. Em seu discurso voltou a afirmar que em "Sergipe surgiu um grupo político baseado no talão de cheque, que acha que política não precisa de ideias, mas de dinheiro".

Curtas
O senador Valadares (PSB) concorre ao prêmio Congresso em Foco 2012, na categoria "Combate ao Crime Organizado".  Ele foi indicado pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal para disputar com mais 49 congressistas o título de melhor parlamentar de 2012.

O senador Eduardo Amorim (PSC) participou ontem da reunião com líderes sindicais dos servidores públicos federais, oportunidade em que discutiu as reivindicações da categoria.  Na reunião, que aconteceu no Sindicato dos Bancários,  recebeu a "Carta aos Parlamentares" pedindo apoio  ao senadores no que for possível.

O deputado federal André Moura esteve no final de semana na campanha de candidatos do PSC ou apoiados pela sigla. Foi a Japaratuba apoiar a mulher, a prefeita Lara Moura (PR); a Pirambu apoiar o cunhado Elinho Martins (PSC); a Itabaiana apoiar o vereador Valmir de Francisquinha e a Rosário para apoiar o ex-prefeito Laércio Passos.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE