Quatro municípios decretam toque de recolher das 21h às 4h
Publicado em 14 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
No estado de Sergipe, ao menos 93.680 moradores estão impossibilitados judicialmente de sair de casa das 21h às 4h, com exceção exclusiva para profissionais que atuam em profissões consideradas essenciais. Esse toque de recolher – que não se refere diretamente ao lockdown [bloqueio total ou confinamento] – passou a ser aplicado esta semana pelas prefeituras dos municípios de Gararu, Porto da Folha, Poço Redondo e Poço Verde. Em caso de desobediência o cidadão será advertido, e terá o nome incluído em um relatório municipal; em caso de reincidência o cidadão será encaminhado à delegacia e terá que pagar multa no valor R$ 500. O dinheiro arrecadado com a ação será aplicado no enfrentamento da doença.
Conforme previsto em decreto publicado no Diário Oficial de cada um dos quatro municípios, essa medida considerada pelos gestores públicos como ‘necessária’, tem como objetivo central minimizar o fluxo de pessoas nas ruas e diminuir em alta escala a possibilidade de aumento na contaminação do coronavírus.
De acordo com a prefeita de Gararu, Elizabeth Freire Santos de Oliveira, essa medida deve ser seguida por tempo indeterminado, ou até que o cenário envolvendo a COVID-19 em todo o estado de Sergipe apresente melhoria significativa. No que se refere aos profissionais autorizados a circular pela cidade após às 21h, estão incluídos agentes da Polícia Militar, Rodoviária Federal e demais corporações ligadas à Segurança Pública, trabalhadores da área da saúde, jornalistas e pessoas comprovadamente em busca de assistência médica. Das 4h às 21h o uso da máscara permanece sendo obrigatório para as pessoas que porventura se deparem com a extrema necessidade de sair de casa.
"Essas medidas que estamos adotando são realmente mais duras, mas se fizeram necessárias porque observamos que os casos estavam aumentando e um número considerado de pessoas permanecia insistindo em não respeitar o pedido mundial para o isolamento social. De início estamos aplicando esse horário de toque de recolher, mas caso a gente observe um ainda e possível agravamento da doença, pode ser que esse período seja ampliado para às 19, ou 20h. Pedimos o apoio de todos para que não seja necessário ampliar ainda mais as medidas de distanciamento obrigatório", disse. Juntas, as quatro cidades possuem 19 casos, sendo em Porto da Folha 12, Poço Redondo 3, Gararu e Poço Verde com dois casos cada.