Arthur Dapieve: Sem medo da primeira pessoa
Quem lê tanta notícia?
Publicado em 10 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
Estou com Groucho Marx e não abro: Ninguém deveria frequentar um clube que nos aceitasse como sócios. Não me entendam mal. O convite do Vitrine UFS, evento que pretende reunir estudantes dos cursos de Comunicação Social e profissionais da área na esperança de iluminar as interrogações moldadas pelas pegadas do tempo, foi recebido como um prato cheio pela vaidade esfomeada deste escriba. Médico, ataduras e as dentadas de minha coluna desaconselham o incômodo. A oportunidade de bagunçar as ideias de meia dúzia de cabeludos, não.
Até onde eu sei, Fernando Sávio e Amaral Cavalcante nunca foram ouvidos com a atenção merecida pela Academia. O resultado pode ser visto no outono das páginas encalhadas nas bancas de jornal. Por isso, os blogs e as redes sociais se converteram nos principais difusores de informação para uma parcela expressiva da população. Por isso, a internet se tornou tão atraente.
A experiência nostálgica do pioneiro No mínimo, site que reunia alguns dos jornalistas mais respeitados do mercado brasileiro, além de jovens promissores, deixou um legado inestimável para o jornalismo on line. A pena de Arthur Dapieve, Ricardo Kotscho, Augusto Nunes, Carla Rodrigues, Guilherme Fiuza, entre outros que assinavam artigos confessionais, sem medo de empregar os pronomes pessoais na primeira pessoa, prova que a utopia da objetividade não seduz ninguém além dos muros da escola (com a ressalva necessária ao trabalho dos repórteres, fundamental para a atividade jornalística).
Não conheço nada, além dos sustos que bombeiam o sangue em meu coração. Desconfio de quem afirma conhecer a verdade. Acima de tudo, eu. Indivíduo.
Vitrine UFS – O evento tem como principal objetivo construir um espaço onde os estudantes do curso de Comunicação Social do Estado de Sergipe exibam suas produções laboratoriais desenvolvidas no decorrer da graduação. As categorias para apresentação serão divididas em três grupos – Jornalismo, Audiovisual e Publicidade e Propaganda – que serão subdivididas em diversas modalidades.
O Vitrine UFS contará com mesas redondas para debater o tema: "A formação do comunicador frente às novas mídias". No primeiro dia, professores de comunicação social irão debater pela perspectiva acadêmica a formação do comunicador frente às novas mídias. No segundo dia, profissionais de jornalismo, audiovisual e publicidade e propaganda relatarão suas experiências práticas de sucesso no mercado de trabalho usando novas mídias.
O evento é gratuito e acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22.