Domingo, 19 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Reajuste zero


Publicado em 08 de agosto de 2013
Por Jornal Do Dia


No segundo dia dos trabalhos legislativos deste segundo semestre, na Assembleia Legislativa, realizada na terça-feira, o líder da oposição deputado estadual Venâncio Fonseca (PP) ocupou a tribuna para cobrar do Governo do Estado o envio da proposta de reajuste salarial dos servidores públicos.

Lembrou que a data-base foi janeiro passado e até agora o governo não dá qualquer sinal se anunciará ou não o reajuste e qual o percentual. "A própria Constituição Federal determina o envio da proposta e que a reposição da inflação não pode ser usada como argumento para ferir os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)", frisou Venâncio, enfatizando que a LRF não pode servir apenas para os servidores.

O parlamentar disse que tem conhecimento, por meio da imprensa, que os professores iriam receber um reajuste de 7,97%. "E o resto do funcionalismo? Vai ser discriminado? Se foi feita uma proposta para os professores e não foi extensiva aos demais, o governo deve uma explicação. Acho digno dar o reajuste a uma classe honrada e digna que são os professores, agora e o resto do funcionalismo?", questionou.

Ontem de manhã, durante visita às obras de recuperação do Batistão e do Espaço Zé Peixe, o governador em exercício Jackson Barreto (PMDB) foi questionado pela imprensa sobre o reajuste dos servidores públicos. Disse que por conta da crise financeira que atingiu Estados e municípios do país, não tem condições de discutir um aumento para o funcionalismo.

Admitiu Jackson que foi muito difícil pagar os salários dos servidores em julho, quando pela primeira vez a folha se estendeu para o mês seguinte (começou dia 30 de julho e acabou dia 2 de agosto). Disse que passou dois dias acampado em Brasília para conseguir liberar recursos para completar o pagamento da folha salarial de julho e tomando remédio tranquilizante.

Ele, inclusive, pediu desculpas aos aposentados e pensionistas por terem recebido salários fora do mês. "Me senti constrangido. Não foi desleixo, nem irresponsabilidade. Estou atento, mas houve uma queda muito grande no Fundo de Participação dos Estados e no repasse dos royalties. Tenho trabalhado até 18 horas por dia. A gente não para. Estou dando tudo de mim, fazendo o esforço que é necessário", declarou.

JB atribuiu as dificuldades enfrentadas pelos Estados e municípios a questão da política tributária, no que diz respeito ao repasse dos recursos da União. "A presidente Dilma Rousseff tem ajudado muito o nosso país, mas há uma injustiça com relação à distribuição dos recursos para os Municípios e o Estado", protestou.
Para evitar que a folha de pagamento de agosto sofra atraso, o governador em exercício disse que na terça-feira se reuniu com os secretários Oliveira Junior (interino da Fazenda) e Jeferson Passos (Planejamento). Ratificou que faltam recursos para pagar os servidores e não tem como falar em aumento de salários se nem teve recurso para pagar os salários de julho.

Finalizou dizendo que estava fazendo todo um esforço e dando o seu sangue para cumprir o pagamento da folha e deixando claro que não é o responsável pela falta de recursos no Estado, até porque só tem dois meses a frente do governo, além da crise nacional.

Trocando em miúdos, o servidor público pode esquecer a possibilidade de reposição da perda salarial, quanto mais de reajuste de salário este ano. Os únicos que podem ser beneficiados com um reajuste são mesmo os professores. 

 Professores
Ontem as galerias da Assembleia Legislativa ficaram lotadas de professores ligados ao Sintese na expectativa de acompanhar o início da tramitação do Projeto de Lei que trata do reajuste do magistério em 2013. Saíram de lá frustrados, pois a presidente da Casa, deputada Angélica Guimarães (PSC), sequer incluiu o projeto na leitura do Expediente do Dia. O projeto de lei prevê reajuste de 7,97% para todos os níveis do magistério no Estado. Por conta disso, os professores prometem voltar às galerias da Casa hoje para continuar a pressão.

Na Assembleia
Utilizando a galhofa de sempre, o deputado Venâncio Fonseca (PP), líder da oposição, leu na tribuna da Assembleia Legislativa uma nota desta colunista publicada ontem sobre a relação conturbada entre Zezinho Guimarães (PMDB) e Raimundo Vieira (PSL), ambos da base governista. Na nota, Zezinho aponta que "está tudo normal. Como ele chegou tarde vai para o final da fila e não pode querer a janela", numa referência à recente adesão de Raimundo ao grupo do governo.

 Solidariedade 1
Aí Venâncio não perdeu tempo: "Eu quero, em nome da oposição, prestar minha solidariedade e dizer que temos o maior respeito e carinho pelo deputado Mundinho. Se está sendo mal aceito lá, quero dizer que seu lugar na bancada de oposição está guardado eternamente", disse, arrancando risadas de todos na Assembleia.

Solidariedade 2
Venâncio não ficou sem resposta nem Mundinho ficou sem a solidariedade de algum parlamentar da bancada governista. Logo que subiu à tribuna para o seu discurso, o governista Garibalde Mendonça (PMDB) deu o troco: "Não se preocupe, Mundinho. Se o problema for o lugar na janela, eu cedo o meu com todo prazer". Mais risadas no plenário.

Defesa própria 1
O deputado Mundinho da Comase disse ontem que não vê motivos para Zezinho Guimarães tirar onda com a cara dele. Lembra que sempre foi da base do governador Marcelo Déda (PT) e o ajudou a construir os dois mandatos de governador. "Não estou no final da fila", afirmou.

Defesa própria 2
"A divergência de opinião foi na reeleição da Mesa Diretora da Assembleia. Déda não aceitou a reeleição de Angélica. Quem destruiu a maioria na Assembleia foi o próprio Déda, que tinha 19 deputados e perdeu a maioria. A governabilidade não é bom para Sergipe? Como o governo vai administrar sem maioria?", questionou Mundinho

Rita Lee
A Moção de Repúdio direcionada à cantora Rita Lee, apresentada pelo deputado Capitão Samuel (PSL), foi lida ontem no Expediente da Assembleia Legislativa, mas não foi colocada em votação. Durante a leitura do projeto houve uma certa conversa de pé de orelha entre os integrantes da Mesa Diretora e todos acharam melhor deixar o caso em ‘banho-maria’. Alguns deputados acham mais prudente não se meter nessa celeuma contra uma artista nacional. Preferem votar numa Moção de Apoio aos policiais militares que se sentiram ofendidos pela cantora.

Nova queixa 1
O deputado estadual Augusto Bezerra (DEM), que assumiu a posição de independente na Assembleia Legislativa pelo tratamento dispensado pela administração do prefeito João Alves Filho (DEM), continua descontente com os companheiros e aliados.  

Nova queixa 2
Ontem mostrou mais uma vez a sua indignação na rede social. Disse: "Mensagem Sábia – Tratem bem as pessoas quando estiverem subindo porque com certeza vai encontrá-las quando estiver descendo. É a lei da vida. Não deixe o poder subir a cabeça, tudo é passageiro e às vezes aquele lá de cima que você bem respeita muda todos os nossos Planos. Acredite. Ninguém é mais sabido do que ninguém. Todo mundo sabe de tudo e na hora certa vocês terão uma grande surpresa. O mal é achar que tem besta".

Mensagem
De Jackson Barreto sobre o retorno do governador Marcelo Déda (PT) a Sergipe: "Sua presença em Aracaju nos enche de alegria. Deus seja louvado, que ele lhe traga sempre, com saúde e paz. Todos nós, que convivemos com você, estamos felizes com a sua presença. Continuaremos rezando, hoje e sempre. Como amigo e companheiro estou às suas ordens. Feliz Dia dos Pais ao lado do seu quinteto e de Eliane".

Recursos
O prefeito João Alves Filho (DEM) já retornou de Brasília, onde participou de audiências no Ministério do Turismo em busca de recursos para construção de três centros turísticos e uma arena multiuso.

BRT 1
Nesta quinta-feira o prefeito apresentará a imprensa e a população o modelo de ônibus BRT fabricado pela Marcopolo, que implantará em Aracaju após processo licitatório visando amenizar os problemas graves no sistema de transporte público. Será às 8h, na Praça de Eventos da Orla de Aracaju.

BRT 2
Após apresentação, o prefeito João Alves convidará os presentes a passear no BRT pela avenida Beira Mar até o centro da cidade. Antes, ele deverá apresentar uma maquete de um edifício garagem que será construído nas proximidades dos mercados municipais visando criar novas vagas na área central.   

Em ascensão
Os deputados federais do PT Márcio Macedo e Rogério Carvalho foram apontados pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP, como parlamentares em ascensão e uns dos 150 mais influentes do Congresso Nacional. Dos oito deputados de Sergipe, os dois petistas são os únicos a constar na lista do DIAP pela segunda e terceira vez consecutivas.

Os mais influentes
Já no Senado, o senador sergipano Antonio Carlos Valadares (PSB) foi considerado um dos 100 mais influentes parlamentares do Congresso Nacional, na categoria "Articulador". O senador figura na lista do DIAP pela sétima vez.

Veja essa…
Do deputado estadual Mundinho da Comase (PSL) ontem, à imprensa, em resposta ao seu desafeto político Zezinho Guimarães (PMDB): "Esse rapaz é um desequilibrado. Ele não quer que o governo tenha maioria na Assembleia. Para mim ele não fede nem cheira. Prefiro isolá-lo".

Curtas
No grande expediente de ontem na Assembleia Legislativa, o deputado estadual João Daniel (PT) destacou a importância do debate em torno da reforma urbana no país.

O deputado Valadares Filho (PSB), que é vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, presidiu ontem a reunião da Comissão. Destacou a importância dos megaeventos esportivos para o turismo brasileiro.

O deputado Laércio Oliveira (PR) concedeu entrevista ao programa Palavra Aberta, da TV e rádio Câmara. Falou sobre o Projeto de Lei que regulamenta a terceirização no país.

O deputado federal Mendonça Prado (DEM) recebeu o Título de Cidadão Ribeiropolense, em evento realizado na Câmara de Vereadores de Ribeirópolis. O projeto de resolução foi de autoria do vereador Max de Zé de Toinho.

Depois da denúncia de assédio sexual contra uma colega de trabalho, apresentada pelo Ministério Público do Trabalho, o jornalista Roberto Gonçalves foi afastado da direção de jornalismo da TV Sergipe.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE