**PUBLICIDADE
Reforço a Dilma
Publicado em 03 de maio de 2014
Por Jornal Do Dia
No 14º Encontro Nacional do PT, que acontece até este sábado no salão de Convenções do Anhembi, em São Paulo, foi reforçada a candidatura à reeleição de Dilma Rousseff na tentativa de abafar o movimento "Volta Lula". Isso foi determinado entre todas as correntes do Partido dos Trabalhadores durante o evento, que foi aberto oficialmente ontem à noite com a presença de Dilma e do ex-presidente Lula.
O encontro ocorre em meio ao fogo cerrado das oposições para minar a candidatura de Dilma e forçar um segundo turno nas eleições presidenciais deste ano. Os partidos de oposição contaram com dois episódios negativos para o governo: a queda para 37% de Dilma na preferência do eleitorado e a bancada do PR, partido da base, ter divulgado esta semana um manifesto pelo "Volta Lula", forçando a presidente a reafirmar sua candidatura com base na fidelidade recíproca com seu principal cabo eleitoral.
Entre os partidários do PT que defenderam a reafirmação da campanha de Dilma e também a necessidade de que o partido tire uma resolução até o fim do encontro como uma maneira de anular o "Volta Lula" estão o presidente do PT, Rui Falcão; o ministro da articulação política, Ricardo Berzoini (PT-SP); o ex-líder do PT na Câmara, José Guimarães (PT-CE); a ex-ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário (PT-RS); o deputado Fernando Ferro (PT-PE). O ministro da Pesca José Fritsch, inclusive, defendeu que o Lula assuma a coordenação da campanha da Dilma.
No primeiro dia do encontro também foi abordado o retorno do ex-deputado José Genoino para o presídio da Papuda. "Foi um desrespeito através de uma decisão monocrática. O partido responsabiliza o (Joaquim) Barbosa pelo o que acontecer com o Genoino", disse Rui Falcão.
O encontro reúne cerca de 800 delegados do PT eleitos no Processo de Eleições Diretas (PED) no ano passado, que definirão as diretrizes do novo programa de governo de Dilma, táticas e estratégias eleitorais, e ainda se deve ser mantido o entendimento com o PMDB, inclusive a candidatura do vice Michel Temer, e os partidos da base. Ele tem a participação de 10 delegados de Sergipe, dentre eles os deputados federais Rogério Carvalho e Márcio Macedo, e dos deputados estaduais Conceição Vieira e Ana Lúcia.
Lula e Dilma fizeram a abertura oficial do evento ontem à noite, após uma conversa reservada no local do Encontro Nacional do PT. Não falou o grito "É Dilma de novo com a força do povo".
Composição
Segundo uma liderança política de Nossa Senhora do Socorro, o presidente estadual do PSC, deputado federal André Moura, informou a alguns vereadores que já está formada a chapa majoritária da oposição: Eduardo Amorim (PSC) – governador, o deputado federal Valadares Filho (PSB) – vice-governador e Maria do Carmo (DEM) – Senado.
Nem um nem outro
Nas rodas políticas já se fala na formação de uma chapa majoritária em Sergipe: Grace Franco (PSDB), que é a filha do empresário Walter Franco, para governadora e a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) disputando a reeleição. Concretizando-se essa chapa, o prefeito João Alves Filho (DEM) não apoiará para o governo nem o governador Jackson Barreto (PMDB) nem o senador Eduardo Amorim (PSC).
Continuidade da parceria
Com essa chapa seria mantida em Sergipe uma aliança entre o PSDB e o DEM, que permaneceria apoiando um candidato tucano ao Palácio do Planalto, no caso da eleição deste ano o senador Aécio Neves. O prefeito João Alves (DEM), quando esteve no governo, sempre votou com os tucanos Fernando Henrique Cardoso e José Serra.
Especulação
A mulher do prefeito Fábio Henrique (PDT/ Socorro), Silvia Fontes, pode assumir a Secretaria de Turismo, em substituição ao ex-vereador Elber Batalha (PSB), que entregou o cargo no final de março junto com os outros dois secretários do partido: Belivaldo Chagas (Educação) e Maurício Pimentel (Esporte e Lazer). O PSB entregou os cargos ao governo para ficar à vontade nas eleições deste ano, diante da pré-candidatura de Eduardo Campos a presidente da República.
Acordo 1
A provável nomeação de Silvia em uma Secretaria de Estado representa a participação do PDT no governo e o apoio à reeleição do governador Jackson Barreto. O apoio do partido a JB nas eleições deste ano ficou acordado durante reunião recente das lideranças da legenda, realizada no dia 16 de abril.
Acordo 2
Na reunião, divulgada com exclusividade pela coluna, ficou acordado ainda que o deputado estadual Zé Franco (PDT) será o candidato do partido a deputado estadual e que a legenda apoiará para a Câmara dos Deputados, o deputado federal Laércio Oliveira (SDD). Com isso, a mulher do presidente estadual do PDT, Fábio Henrique, que tinha pretensão de concorrer à Assembleia Legislativa, mas em nome da unidade do bloco recuou para apoiar a reeleição de Zé Franco, deve integrar o primeiro escalão do governo.
Benefícios
Nos últimos dias, o governador Jackson Barreto foi duas vezes a Nossa Senhora do Socorro e assinou ordens de serviço para realização de várias obras orçadas em R$ 200 milhões.
Ponto de vista
Para o ex-prefeito da capital, Edvaldo Nogueira (PCdoB), o seu sucessor João Alves (DEM) decidiu permanecer prefeito não por amor a Aracaju, mas por ter visto que tinha dificuldade de se eleger governador. "Ele viu que estava caindo e Jackson {Barreto} encostando nele. A sua vitória estava muito em risco", avalia.
Banese
Fernando Motta assumiu de fato (não de direito) a presidência do Banese, já tendo mudado a superintendência do Banese Card e gerentes de áreas de crédito da instituição bancária. Enquanto não sai a sua nomeação pelo Banco Central, Maria Avilete Ramalho, que é diretora Administrativa, é quem está assinando os atos administrativos do banco. Avilete assumirá a diretoria de Crédito Comercial.
Emendas
O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa, Augusto Bezerra (DEM), disse que as duas emendas de sua autoria no ProRedes beneficiam Aracaju e deveriam permanecer. "Recebi uma solicitação do prefeito João Alves Filho. Uma delas prevê a criação de 50 leitos de maternidade no bairro Santa Maria e a outra a instalação de uma UPA na zona oeste. A secretária de Saúde Joélia deveria ter acompanhado as votações nas comissões. As emendas tratam de melhorar a saúde", afirmou, enfatizando que se o governo tiver outro entendimento em relação aos projetos, que vete as duas emendas.
Liberdade de
imprensa 1
Nesse domingo, 03 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A data foi lembrada pelo vereador Emmanuel Nascimento (PT), que na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju frisou a importância da liberdade de imprensa e do jornalismo para a sociedade brasileira e o mundo. "Triste da humanidade se não fosse a imprensa. Sempre tive uma boa relação com jornalistas e radialistas da minha terra. Quando se fala em democracia, falamos em imprensa. Um dos pilares da democracia é o Poder Legislativo e a imprensa", disse.
Liberdade de
imprensa 2
Para comemorar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Câmara de Vereadores realizará uma sessão especial nessa segunda-feira visando debater essa data. A iniciativa é da vereadora Lucimara Passos (PCdoB).
Veja essa…
Um deputado estadual de oposição, em conversa com um prefeito do sertão sergipano, propôs que ele recebesse todos os bônus a serem oferecidos pelo candidato a governador adversário, mas votasse no candidato do seu bloco. Olhando nos olhos do parlamentar, o gestor perguntou se foi isso que seu pai ensinou e que ele não faria isso por ter ética e caráter. O parlamentar ficou vermelho com a lição de moral.
Curtas
A partir da semana que vem o governador Jackson Barreto cairá em campo para formação de alianças e da chapa majoritária.
O deputado federal Laércio Oliveira (SDD) recebeu essa semana o título de cidadão de Malhador, de iniciativa do presidente da Câmara, Sandro Moura. Na solenidade realizada pela Câmara Municipal, o parlamentar foi homenageado por ter contribuído com o desenvolvimento do município.
Ontem, no Encontro Nacional do PT, declararam apoio à reeleição de Dilma Rousseff o PMDB/PTB/PSD/PCdoB/PP/PT.
Os 32 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentaram dentro do prazo, no dia 30 de abril, a sua prestação de contas partidárias referentes ao exercício de 2013.
Os diretórios nacionais das legendas devem apresentar a respectiva prestação de contas no TSE. Já os diretórios estaduais devem entregá-las nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), e os diretórios municipais, nas zonas eleitorais.