Reforço na Segurança Escolar é discutida com a PM
Publicado em 10 de janeiro de 2018
Por Jornal Do Dia
O diretor do Núcleo de Segurança Escolar da secretaria de Estado da Educação, José Ferreira de Souza Júnior, esteve reunido na manhã desta terça-feira com o comandante do Policiamento Militar da Capital (CPMC), major Emerson, e o comandante do Policiamento Militar do Interior (CPMI), major Manoel Alves. O encontro foi realizado na sede da PM, em Aracaju, e teve como objetivos debater ações conjuntas para reduzir as ocorrências de possíveis violências nas escolas da rede estadual de ensino.
Ferreira Júnior apresentou a portaria com a criação do Núcleo de Segurança, falando sobre a importância do setor, que lida com a segurança interna e fiscalização do quadro de vigilantes públicos e privados das escolas. Ele ainda fez um relato sobre ocorrências e solicitou a parceria da PM para um trabalho visando melhorar a segurança no entorno das unidades de ensino.
"Acho muito satisfatória essa parceria com a Polícia Militar, que nesse momento vai nos ajudar com uma presença mais efetiva nas escolas com maior incidência, e isso resultará em uma comunidade escolar mais segura", disse Ferreira Júnior. Ele lembrou ainda que a Seed também começou a implantar o sistema de monitoramento eletrônico em unidades de ensino.
O projeto piloto foi colocado em cinco escolas e já teve como resultado uma significativa redução na violência. Agora o sistema está sendo implantado em mais 35 unidades de ensino. O sistema é integrado com o Ciosp e com o setor de segurança da Seed.
Na reunião, o major Manoel Alves falou sobre a importância das ações conjuntas. "Hoje a criminalidade percebeu as escolas como núcleos de oportunidades. As instituições precisam se unir e se somarem umas às outras para terem melhores resultados com as escolas, que são tão importantes para a formação dos nossos jovens", afirmou. Ele ainda sugeriu a participação da Polícia Civil nas discussões de ações conjuntas para combater ao tráfico de drogas.
O major Emerson afirmou que dará uma ordem de serviço para que oficiais da PM façam visitas aos diretores das escolas com maior índice de ocorrências, promovendo uma maior aproximação e diálogo entre à comunidade escolar e a Polícia Militar, o que irá auxiliar na redução de possíveis casos.