Registrado o primeiro caso de coronavírus no sistema prisional
Publicado em 29 de abril de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria Estadu al da Justiça (Sejuc) confirmou, ontem de manhã, o primeiro caso de coronavírus em uma unidade do sistema prisional sergipano. O paciente é um homem de 25 anos que estava custodiado no Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no Santa Maria (zona sul de Aracaju). Ele está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), em uma ala de isolamento para pacientes com a Covid-19.
De acordo com a pasta, o preso deu entrada na enfermaria do Compajaf em 18 de abril, queixando-se de arritmia e palpitações no peito. Após ser atendido na enfermaria da unidade prisional, ele foi transferido para o Huse e medicado. No retorno do atendimento no Huse, como prevê o plano de contingência elaborado pela Sejuc, ele ficou isolado em um pavilhão de triagem do Presídio de Areia Branca, numa espécie de quarentena do sistema prisional para evitar a propagação de qualquer doença contagiosa no sistema prisional.
Com o passar dos dias, ele apresentou sintomas típicos de pacientes que foram afetados pelo coronavírus, com dor na cabeça, vômito em pouca quantidade e início de desconforto respiratório e dor no peito. Com todos esses sintomas, foi chamado o Samu e o interno precisou ser encaminhado de volta para o Huse no último sábado. Lá, após receber todo o atendimento, foi feito o teste junto ao Laboratório Central (Lacen) e o resultado foi encaminhado para a Sejuc nesta segunda-feira, dando como positivo para a Covid-19. O quadro do interno não é grave e ele está estável.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que não há como saber como ocorreu a contaminação, porque atualmente em Sergipe está em estágio de transmissão comunitária, no qual a origem da infecção não é identificada. Já a Sejuc informou que os internos que estavam na mesma cela que o paciente cumprem isolamento e estão sendo monitorados diariamente pelas equipes de saúde do Compajaf.