O selo deve dar tranqüilidade aos freqüentadores
Restaurantes da Orla recebem o Selo Sanitário
Publicado em 22 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
Ontem, a força-tarefa do Governo do Estado, responsável pela fiscalização do cumprimento das normas de enfrentamento ao novo coronavírus, realizou uma ação educativa e para entrega do Selo Sanitário de Combate à Covid-19 em restaurantes da Orla de Atalaia e arredores, em Aracaju. A força-tarefa é formada por membros da Vigilância Sanitária Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procon Estadual e Vigilâncias Sanitárias Municipais.
A ação faz parte das medidas para o retorno das atividades presenciais dos estabelecimentos do setor de alimentação.Dentre as normas verificadas pela equipe destacam-se o distanciamento entre as pessoas, de 1,5 a 2 m; distanciamento entre as mesas; controle do número de pessoas em cada estabelecimento; disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos e o uso obrigatório das máscaras.
"Verificamos como se encontra o recinto, se não há nenhuma anormalidade e orientamos quando são necessárias pequenas mudanças. Se estiver tudo certo, colocamos o Selo em um lugar visível para mostrar ao cidadão que a Vigilância Sanitária e o Governo do Estado está incentivando o estabelecimento a continuar atendendo bem à clientela. Se você chega no restaurante e encontra um Selo desse, logicamente você sabe que ali dentro tem um trabalho organizado e que passou pelo crivo das Vigilâncias Sanitárias do Estado e do município e do Procon", explicou o coordenador de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ávio Britto.
Para o empresário Gilson Dias, proprietário de um dos restaurantes que recebeu o Selo nesta sexta-feira, a iniciativa é um estímulo para que o público se sinta mais seguro para voltar a frequentar os estabelecimentos. "Fico feliz por receber esse Selo, mostra que o Governo está trabalhando, nos orientando, passando para a gente que estamos aptos a trabalhar e atender ao nosso público, que está todo mundo aqui em parceria para fazer o melhor para atender nossos clientes e preservar a saúde de todos, inclusive da nossa equipe. Esse trabalho de controlar a chegada dos clientes para não aglomerar e de orientar, a gente sempre faz, porque a prioridade é dar segurança para quem vir aqui. Aos poucos o público está voltando e espero que isso [a pandemia], em breve, se Deus quiser, passe, para que nós tiremos essa máscara para sorrir para todo mundo", disse o empresário.