Retomada avança
Publicado em 14 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
O plano de retomada econômica do Governo de Sergipe avança. A partir de hoje, shoppings, gale ria, todo o comércio volta a funcionar, com capacidade limitada. Na quarta-feira (19) é a vez de bares e restaurantes abrirem as portas.
Se tudo der certo, o cronograma desenhado pelo comitê de crise presidido pelo governador Belivaldo Chagas ajudará a preservar empregos. O risco, no entanto, não é nada desprezível. Há justificado temor de que a circulação de pessoas provoque um surto de contágio por coronavírus. Nesse caso, faltaria leitos para quem precisa. Milhares morreriam, a troco de nada.
O tempo julgará se a preocupação do Governo de Sergipe com a economia realmente levou o bem estar da população em conta. Não faltam exemplos de cidades e estados onde a retomada foi precoce, obrigando a administração pública a voltar atrás, pisando sobre mortos e doentes. Deus queira que não seja assim também em Sergipe.
A situação nacional ainda não tem nada de normal. Segundo estudo divulgado pela Imperial College, do Reino Unido, a taxa de transmissão de casos da Covid-19 no Brasil chegou a 1,01 em 9 de agosto. O contágio está em queda em relação à semana anterior, mas ainda indica que a doença está em expansão. Uma taxa de 1,01 significa que cada 100 pessoas infectadas pelo novo coronavírus transmitem a doença para outras 101 pessoas, e que, portanto, o número de novos doentes continua crescendo.
Além disso, seis capitais de estados registram ocupação de leitos de UTI acima de 80%. Goiânia e Campo Grande registram o pior cenário, com ocupação acima de 90%. Na sequência, com mais de 80% dos leitos ocupados, aparecem Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Aracaju.