Aspecto da reunião na Agrese
Reunião aborda concessão e obra da duplicação da BR-235
Publicado em 21 de junho de 2018
Por Jornal Do Dia
Na manhã de ontem, 20, a Agência Regu ladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) recebeu os técnicos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA), para tratar do ponto de controle nos trabalhos na parte inicial dos estudos sobre a obra e concessão do trecho da BR-235 (Aracaju-Itabaiana), que foi apresentado pelo Consórcio formado pelas empresas: Sanpac Tecnologia Ambiental – P4 Concessões e Consultoria e a Kappex Assessoria e Participações.
A reunião teve por objetivo analisar as receitas e os custos de investimentos necessários à viabilização da Concessão Pública entre os trechos a partir da Avenida Osvaldo Aranha (saída de Aracaju) até o acesso ao povoado Terra Dura (saída Ribeirópolis) em Itabaiana.
"Apresentamos nessa reunião o começo dos trabalhos, que são os cadastros georeferenciados iniciais e o diagnóstico até o presente momento. Traçamos todos os elementos físicos da rodovia, drenagem, sinalização, pavimentação, possíveis passivos ambientais do trecho, para, posteriormente essa fase inicial, começarmos a elaborar a parte de estudos e engenharia", explicou o representante do consórcio de empresas, Leonardo Preussler.
Um dos diferenciais desses estudos iniciais é a aplicação de técnicas modernas, a exemplo de um equipamento Pavement Scanner, que utiliza linhas de projeção de laser avançadas permitindo a identificação, avaliação integrada e contínua, de todo o perfil do pavimento. O equipamento operou à velocidade de tráfego normal, proporcionando uma produtividade que permite a detecção automática dos defeitos no pavimento, com câmeras de alta velocidade e óptica avançadas para definição do perfil "3D" da rodovia.
Ficou acordado entre os representantes da Agrese, do Ministério e do Consórcio, uma nova reunião para o dia 19 de julho, em Brasília. "Nesse encontro, passaremos novas informações a partir desse cadastro que foi apresentado hoje. Tudo será quantificado, valorado com todas as intervenções necessárias para restaurar o trecho. Acredito que já teremos para apresentar uma prévia de todo o investimento", frisa Leonardo.