Vai ao ar neste domin go, 11, na TV Cultura, o primeiro concerto da Brasil Jazz Sinfônica apresentado no Festival de Inverno de Campos do Jordão 2021. Com a participação especial da cantora Roberta Sá, a edição gravada na Sala São Paulo tem a regência de Ruriá Duprat e de Fabio Prado.
Sob a regência de Ruriá Duprat, a Brasil Jazz Sinfônica apresenta canções como ‘A Máquina de Escrever’ de Lery Anderson (Arranjo de Tiago Costa); ‘Rock Around The Clock’ de Max Freedman e James Myers (Arranjo de Jether Garotti) e ‘Deixa isso pra lá’ de Edson Menezes e Alberto Paz (Arranjo de Douglas Fonseca).
Logo depois, Fabio Prado sobe ao palco e rege a Orquestra ao lado de Roberta Sá. Eles apresentam canções emblemáticas da música brasileira como ‘Eu Sambo Mesmo’ de Janet de Almeida (Arranjo de Bruno Santos); ‘Samba de Um Minuto’ de Rodrigo Maranhão (Arranjo de Bruno Santos); ‘Ela Diz Que Me Ama’ de Jorge Bem Jor e Gilberto Gil (Arranjo de Cintia Zanco); ‘Mais Alguém’ de Moreno Veloso e Quito Ribeiro (Arranjo de Fabio Prado); ‘Gente Aberta’ de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (Arranjo de Fernando Corrêa); ‘Coqueiro Verde’ de Roberto Carlos e Erasmo Carlos (Arranjo de Yuri Prado); ‘Essa Moça Tá Diferente’ de Chico Buarque (Arranjo de Marcelo Ghelfi); ‘O Lenço e o Lençol’ de Gilberto Gil (Arranjo de Rodrigo Morte); ‘Brigas Nunca Mais’ de Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Arranjo de Jether Garotti) e Sambou, Sambou de João Donato e João Mello (Arranjo de Fernando Corrêa).O concerto será exibido pela TV Cultura a partir das 23 horas.
A cantora – Roberta Sá fez seu debut nos palcos em 2002. Em 2005 veio o primeiro disco, ‘Braseiro’, uma declaração de amor à música popular brasileira. O cantor Ney Matogrosso participa do CD, recebido com elogios pela critica especializada. ‘Que Belo Estranho Dia Pra Se Ter Alegria’, segundo CD, foi lançado em 2007 e rendeu indicações ao Grammy Latino nas categorias Artista Revelação e Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Dois anos depois, Roberta Sá gravou seu primeiro DVD ao vivo no show ‘Pra Se Ter Alegria’. Em 2010, juntou-se ao Trio Madeira Brasil e gravou ‘Quando o Canto é Reza’, com obras do compositor baiano Roque Ferreira.
No final de 2011 Roberta já havia ultrapassado a marca de 200 mil discos vendidos, ganho prêmios populares e da crítica e se apresentado por todo Brasil e em Portugal. Em 2012 lançou ‘Segunda Pele’, seu quinto e mais pop CD, pelo qual foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Cantora de MPB. Ainda em 2013 dividiu com Pepeu Gomes e Moraes Moreira o Palco Sunset do festival Rock in Rio, no Rio de Janeiro, num tributo aos Novos Baianos.
Ao longo de sua trajetória, Roberta Sá participou como convidada em diversos projetos, como o CD ‘La música no se toca’, do cantor e compositor espanhol Alejandro Sanz, na faixa ‘Bailo con vos’; em ‘Amazônia – na trilha da floresta’ , de Mario Adnet, na faixa ‘Canoa canoa’; no projeto ’40 Anos Depois’, de João Bosco, na faixa ‘De frente pro crime’, e em ‘PuraBossaNova’, do titã Sergio Britto, na faixa ‘Maria (L’autre chienne)’.
Ao lado de Gilberto Gil gravou a música ‘Minha princesa cordel’, tema da novela Cordel Encantado, exibida pela Rede Globo em 2013. No mesmo ano participou do CD ‘A vida tem sempre razão’, em homenagem a Vinicius de Moraes, no qual dividiu os vocais com Joyce Moreno. Roberta figura ainda entre os convidados ilustres do projeto ‘Sambabook – Zeca Pagodinho’ (CD e DVD), para o qual gravou ‘Mutirão de amor’, parceria de Zeca com Jorge Aragão e Sombrinha.
Em 2014 Roberta Sá integrou o projeto Nívea Viva Samba ao lado de Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Alcione, turnê que exaltou o samba em apresentações para milhares de pessoas. Em 2015 lançou o álbum ‘Delírio’, que marcou a volta de Roberta ao estúdio depois de três anos, com as participações de Chico Buarque em ‘Se for pra mentir’, Martinho da Vila em ‘Amanhã é sábado’, o cantor português António Zambujo em ‘Covardia’ e Xande de Pilares em ‘Boca a boca’ (parceria de Roberta e Xande).
Em maio de 2016 a apresentação que lotou o Circo Voador carioca foi registrada para transformar-se em CD lançado em novembro com o título de ‘Delírio no Circo’. O álbum ‘Delírio no Circo’ recebeu duas indicações ao Grammy Latino 2016: Melhor álbum de Música Popular Brasileira e Melhor Álbum de Engenharia e Gravação. A turnê homônima cruzou o Brasil e percorreu várias cidades europeias, como Paris, Amsterdã, Madri, Lisboa e Londres, além de Montevidéu, no Uruguai.
Enquanto seguia na estrada com a turnê de ‘Delírio no Circo’, Roberta Sá começou a desenhar um novo álbum, fruto dos encontros musicais com Gilberto Gil na casa do saudoso jornalista Jorge Bastos Moreno. Gil presenteou Roberta com as inéditas ‘Giro’ e ‘Afogamento’ (Gil /Jorge Bastos Moreno) e a partir dessas canções, nasceu o álbum só de inéditas de Gilberto Gil e parceiros. O novo álbum, que ganhou o título de ‘Giro’, foi gravado ao longo de 2018, com direção musical de Bem Gil. O primeiro single, ‘Ela diz que me ama’, reeditou a parceria de Gil com Jorge Ben Jor mais de 40 anos depois e foi lançado no final de março de 2019, seguido de um vídeo clipe dirigido por Andrucha Waddington.

