Quarta, 15 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Rodovia é bloqueada


Publicado em 20 de fevereiro de 2018
Por Jornal Do Dia


FECHAMENTO DA BR PROVOCOU UM GRANDE CONGESTIONAMENTO

Gabriel Damásio

Um protesto deflagra-do na manhã de on-tem interditou durante quatro horas o quilômetro 32 da BR-235, em Areia Branca (Agreste). O protesto começou por volta das 5h30, quando um grupo de manifestantes colocou fogo em pneus e impediu a passagem de veículos nos dois sentidos, causando um grande congestionamento no acesso entre Aracaju e Itabaiana. O trânsito foi liberado por volta das 9h30, depois de uma negociação dos moradores com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar o fogo e limpar a pista. Enquanto o protesto durou, os motoristas usaram a rodovia Lourival Baptista e a cidade de Campo do Brito como rota alternativa.

O bloqueio foi organizado por moradores do povoado Guitinha, na zona rural da cidade, que pedem mais segurança na região. Pessoas que moram em outros povoados se somaram ao protesto. Eles contam que os assaltos nas ruas e estradas de acesso são constantes e, na semana passada, um jovem morreu assassinado quando seguia para o trabalho. Os moradores reclamam ainda que, ao buscar a Delegacia de Polícia da cidade para registrar a ocorrência, eles não consegueme precisam seguir até Itabaiana, pois ela não abre em determinados horários, sobretudo às noites e aos finais de semana.

Os manifestantes também levavam cartazes que, além de questionar a falta se segurança, reclamavam da falta de acesso à saúde, à água potável e à educação, bem como de acesso a empregos e geração de renda. Um dos cartazes dizia: "Em Areia Branca falta tudo… falta água… falta segurança… falta empregos (sic)… falta competência!". E outro afirmava que os moradores do povoado estão "vivendo encarcerados".
A Prefeitura de Areia Branca informou em nota que a segurança pública é uma atividade de competência do Estado e não do município, como prevê o artigo 144 da Constituição. "De todo modo, o prefeito Alan de Agripino vêm desde o início da administração tentando inúmeras vezes, através de reuniões com os órgãos responsáveis, um meio de melhorar a segurança no município. Sempre houve promessas que será melhorado, mas até o momento nada foi concretizado", completa o comunicado.

Por sua parte, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Civil de Areia Branca já solicitou e cumpriu diversos mandados de prisões preventivas, com os principais crimes de repercussão esclarecidos, a exemplo de um homem de 68 anos, que degolou o desafeto. Já a Polícia Militar da cidade também tem buscado cumprir o papel dela da melhor forma possível, realizando prisões e apreensões no município. "Há um déficit de efetivo das duas polícias, mas há um posicionamento do Comando da PM e Delegacia-Geral no sentido de aumentar o número de policiais.A SSP vai solicitar ao Comando do Policiamento Militar do Interior (CPMI) e Coordenadoria da Polícia Civil no Interior (Copci) novas medidas a fim de que o índice possa diminuir", afirmou.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade