Celso Roth ainda sonha com uma vaga para o Cruzeiro na Libertadores da América de 2013
Roth terá que superar seus limites para levar Cruzeiro à Libertadores
Publicado em 27 de setembro de 2012
Por Jornal Do Dia
Conquistar uma vaga na Libertadores do próximo ano será uma tarefa complicada para o Cruzeiro. Não apenas pela distância que o time estrelado está do Vasco da Gama, quarto colocado do Campeonato Brasileiro, mas também porque o técnico Celso Roth terá que superar os próprios limites para alcançar esta façanha.
Em toda a História do Brasileirão de pontos corridos, o treinador celeste obteve 49,55% de aproveitamento e, dentre os comandantes que disputam a Série A, ele possui o sétimo melhor rendimento – atrás apenas de Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo, Oswaldo de Oliveira, Abel Braga, Tite e Cuca.
Caso o técnico mantenha a sua média na competição nacional, a Raposa fará 18 pontos nas 12 rodadas restantes, o que deixaria a equipe com 53 pontos conquistados e um aproveitamento de 46,49%. Estes números estão bem abaixo daqueles que, em edições anteriores, garantiram outros clubes brasileiros no maior torneio continental.
Para atingir a meta estipulada – uma vaga no G4 -, o Cruzeiro terá que conquistar, no mínimo, 25 pontos em 36 disputados, o que lhe daria um rendimento de 69,4% na reta final do Campeonato Brasileiro.
Antes do revés para o São Paulo, o técnico Celso Roth disse que a atual sequência de jogos – que será completada diante de Inter e Grêmio – definiria as pretensões do time no Campeonato Brasileiro. Apesar da derrota no primeiro compromisso, ele segue sonhando com uma vaga na Libertadores.