Pintor marca na rua distanciamento entre as pessoas na fila da Caixa
SMTT FECHA RUAS PRÓXIMAS A AGÊNCIAS DA CAIXA PARA ORGANIZAR FILAS EM BUSCA DE AUXÍLIO EMERGENCIAL
Publicado em 05 de maio de 2020
Por Jornal Do Dia
Pintor marca na rua distanciamento entre as pessoas na fila da Caixa
SMTT FECHA RUAS PRÓXIMAS A AGÊNCIAS DA CAIXA PARA ORGANIZAR FILAS EM BUSCA DE AUXÍLIO EMERGENCIAL
Milton Alves Júnior
Desde o início da ma- nhã de ontem, ruas nos arredores das agências da Caixa Econômica Federal mais movimentadas na capital sergipana, Aracaju, estarão interditadas por barreiras a serem instaladas pela administração municipal por meio de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A medida, que ocorre em respeito às orientações apresentadas pelo Ministério Público de Sergipe, através do Gabinete de Acompanhamento de Crise, tem por objetivo minimizar o índice de aglomeração nessas instituições bancárias, e, dessa forma, reduzir o risco de maior contaminação do novo coronavírus. Sem carros nas ruas, a tendência funcional dessa operação é que um espaço maior esteja à disposição dos clientes que aguardam por atendimento. As filas devem permanecer extensas, mas com distância entre as pessoas.
Desde o mês passado, em todo o país a direção executiva da Caixa Econômica tem registrado a formação gradativa de filas em torno de todas as agências bancárias da instituição devido à busca pelo auxílio emergencial no valor de R$ 600 concedidos pelo Governo Federal – por intermédio do Ministério da Cidadania, a todos os brasileiros que enfrentam dificuldades sociais e financeiras causadas pela pandemia do COVID-19. Conforme destacado pelo JORNAL DO DIA ao longo dos últimos 20 dias, o estado de Sergipe possui hoje mais de 110 casas lotéricas e exatas 33 agências da Caixa Econômica Federal, disponíveis para os clientes sacarem o auxílio emergencial; até a semana passada mais de 30 mil pessoas já haviam sacado o benefício.
Entre as unidades que inicialmente recebem esse bloqueio temporário das vias paralelas estão as unidades do bairro Siqueira Campos, Centro da cidade, e da agência instalada na região do Distrito Industrial de Aracaju (D.I.A.). De acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles, com o bloqueio dessas ruas paralelas a expectativa por parte dos órgãos públicos envolvidos é que as pessoas passem a respeitar a distância mínima de 1,5 m entre os demais contribuintes. Uma medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), bem como pelo Ministério da Saúde, e pelas secretarias municipais e estaduais da saúde. Para melhor auxiliar os clientes bancários, a SMTT também tem aplicado pinturas no chão para indicar o distanciamento necessário entre as pessoas.
No que se refere ao trânsito dos ônibus coletivos nas regiões bloqueadas, o órgão municipal de trânsito informou ao JD que durante este período – que segue por tempo indeterminado, três linhas do transporte público terão seus itinerários temporariamente alterados: a 051-Atalaia/Centro; 200-2-Circular Indústria e Comércio 02 e a 709-D.I.A./Centro via Clínicas. Assim, os veículos dessas linhas farão o seguinte percurso: Terminal Centro, rua Capela, rua Propriá (lateral da Catedral), travessa Benjamin Constant e avenida Ivo do Prado. "Enquanto pedimos a população que respeite as marcas no chão, aproveitamos para reforçar que essa mudança no itinerário dos ônibus se fez necessária para contribuir no combate ao vírus. Juntos vamos vencer essa pandemia que nos tem causado tanta tristeza", concluiu Renato Telles, superintendente da SMTT.