Após a unificação do Samu Aracaju com o Samu estadual os trotes aumentaram
Samu registra aumento do número de trotes
Publicado em 27 de junho de 2012
Por Jornal Do Dia
Das 600 chamadas atendidas diariamente na central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), 180 correspondem a trotes. Entre os meses de março e maio de 2011, o serviço registrou 6.122 casos de trotes. Já no mesmo período de 2012, foram atendidas 16.591 ligações falsas. Um aumento que corresponde a 171%.
Esse aumento aconteceu após a unificação dos Samu Aracaju e Samu Sergipe. Desde março, uma central de regulação atende a todas as chamadas do estado. "Com isso, percebemos que, apesar de o número de habitantes da capital ser menor do que todo o interior de Sergipe, Aracaju passa mais trotes", destacou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho.
"Com base em pareceres dos técnicos auxiliares de regulação médica, profissionais que recebem de imediato a chamada, e dos médicos reguladores, a maior parte dos trotes é realizada por crianças, adolescentes e jovens, em especial, nos horários que antecedem o das aulas e os que sucedem", frisou o superintendente.
Consequências – A saída das ambulâncias por conta de trotes acarreta inúmeros prejuízos para a sociedade, entre eles o desperdício de dinheiro público e o atraso do serviço para pacientes que realmente precisem do atendimento pré-hospitalar.
"O recebimento de trotes também pode provocar o desgaste do regulador, que recebe, em média, 30 trotes no intervalo de uma hora. Isso acaba refletindo na qualidade do serviço prestado às demais vítimas", ressaltou o superintende do Samu 192 Sergipe.