São Cristóvão conquista Selo Diamante em Transparência Pública
Publicado em 19 de novembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
A Prefeitura de São Cristóvão se destacou no ranking de Transparência Pública realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE). A avaliação foi feita no âmbito do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), promovido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O resultado, divulgado na última semana, concedeu ao município o selo Diamante, com uma pontuação de 99,16%, consolidando São Cristóvão como o segundo município mais transparente do estado.
Para alcançar essa pontuação, foram analisados 88 itens disponíveis no Portal da Transparência, incluindo filtros de pesquisa, a série histórica dos últimos três anos e a clareza das informações disponibilizadas ao cidadão. Segundo a controladora do município, Maria Lucimara, a nota atribuída pelo TCE-SE reflete o esforço coletivo da gestão. “Esse resultado só foi possível graças à colaboração de todos os servidores que, prontamente, disponibilizaram as informações em tempo hábil. Contamos com o apoio fundamental da Diretoria de Tecnologia e da Controladoria Geral, que não apenas cumprem a Lei de Acesso à Informação, mas também garantem que todas as informações estejam claras e acessíveis a todos os cidadãos”, destacou.
O prefeito Marcos Santana também celebrou a conquista, destacando que ela é fruto do compromisso com os pilares de transparência e participação popular, estabelecidos desde o início de sua gestão. “Esse resultado é um reflexo do nosso plano de governo, pensado para garantir que a gestão seja sempre transparente e participativa. O sucesso de qualquer administração depende de ouvir a população e atender suas demandas”, afirmou.
O gestor municipal ressaltou ainda que a transparência é essencial para proteger tanto os gestores quanto os cidadãos. “Nossos resultados avaliados pelo TCE-SE atestam a nossa busca para disponibilizar todas as informações para a população, pois isso protege a todos nós que fazemos a gestão, além de ser uma obrigação do gestor. Dessa forma, os nossos cidadãos podem fiscalizar nosso trabalho e atestar, inclusive, nossos investimentos, seja na Saúde, Educação, Infraestrutura e demais setores”, finaliza.