Quinta, 18 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

São Cristóvão inicia campanha de vacinação contra Influenza


Avatar

Publicado em 26 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Nesta segunda-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão, através da Coordenação de Imunização, deu início a Campanha de Vacinação contra Influenza 2024. Também conhecida como vacina da gripe, o imunizante será disponibilizado para grupos prioritários em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A campanha foi iniciada pelo Ministério da Saúde em todo o país, sendo antecipada por conta do aumento da circulação de vírus respiratórios no território nacional. Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, é esperado que a vacinação contra Influenza se estenda até dia 31 de maio e em breve seja aberta ao público geral.
A coordenadora de Imunização de São Cristóvão, Ana Therezinha Marques, explica que o objetivo da vacinação é reduzir os riscos de internação e complicações pelo vírus da Influenza, e, portanto, é importante proteger primeiramente os públicos prioritários por serem mais suscetíveis aos agravamentos da doença.
Entre os grupos prioritários, estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes e puérperas; idosos com mais de 60 anos; trabalhadores da saúde; professores; pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (diabéticos, hipertensos, transplantados, pessoas com doenças cardíacas, renais, hepáticas, etc); pessoas com Deficiências Permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do Transporte Coletivo; entre outros. É estimado que, em São Cristóvão, 30 mil pessoas estejam entre esses grupos.
A vacina contra Influenza oferecida no SUS é trivalente, ou seja, protege a população de três tipos de vírus: as variações dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B, que causam epidemias sazonais com sintomas semelhantes aos outros vírus, como febre alta, tosse seca, dor de garganta, dor de cabeça e dor muscular.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade