O prefeito Marcos Santana discursa durante o lançamento do Calendário Cultural de São cristóvão
São Cristóvão passa a ter calendário anual cultural
Publicado em 31 de janeiro de 2019
Por Jornal Do Dia
Foi lançado na manhã desta quarta-feira (30), no auditório do Paço Municipal, o Calendário Artístico e Cultural do município de São Cristóvão. A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Marcos Santana, do secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, representantes do trade turístico de Sergipe, secretariado municipal, vereadores, imprensa e sociedade em geral.
Através da iniciativa que é inédita no estado, a Prefeitura de São Cristóvão busca possibilitar que todo o trade turístico trabalhe as datas com antecedência e fomente ainda mais o turismo na cidade. "Nós estamos elencando neste calendário festividades religiosas, culturais para o para o ano intero. Isso significa que estamos assinando um documento dizendo: se prepare, traga o turista que esses eventos ocorrerão nessas datas. É uma responsabilidade adicional para nós da Prefeitura, e é uma ousadia em tempos tão difíceis como estamos vivendo", afirmou o prefeito Marcos Santana.
De acordo com o prefeito, o calendário também possibilita um planejamento interno do município, buscando valorizar principalmente os moradores da ‘Cidade Mãe’, para que eles também possam acolher os turistas que visitam a cidade. "Existe uma máxima no turismo que diz o seguinte: uma cidade que não é boa para quem mora nela, não é boa para o turista. Então nós estamos preparando a cidade para quem mora nela, para que ela seja consequentemente boa para quem nos visita. Estamos estimulando o empreendedorismo, fazendo com que as pessoas criem hospedarias, não temos a pretensão de criar hotéis como existem em Aracaju, mas temos um projeto de transformar o Convento São Francisco em hotel de eventos. Estamos preparando a cidade para acolher bem, fazendo oficinas, trabalhando com os comerciantes, ambulantes, sabemos que para voltar, o turista precisa ser bem acolhido", explicou.
Para o secretário de Estado do Turismo, Manelito Franco Neto, São Cristóvão é um dos municípios que possuem um dos maiores potenciais turístico em Sergipe, e a iniciativa do Calendário Artístico e Cultural só tende a aumentar ainda mais a visibilidade da cidade. "É a Cidade Mãe de Sergipe, onde é possível explorar o turismo religioso e cultural, que é o que o prefeito Marcos Santana vem fazendo. O Festival de Artes foi um sucesso, a gestão está de parabéns, a cidade só tem a crescer e sem dúvidas esse é só o começo de um grande sucesso", destacou o secretário.
Programação – Entre as principais festas elencadas no calendário estão Carnaval dos Carnavais, Romaria de Passos, Festejos Juninos e o Festival de Artes de São Cristóvão. Além destas, também tem destaque o Projeto Pôr do Sol, que acontecerá em três finais de semana de fevereiro. "A grande novidade que nós estamos trazendo nesse calendário é o nosso Projeto Pôr do Sol. A primeira temporada acontece nos dias 09, 16 e 23 de fevereiro, e com ele nós buscamos atrair o turismo regional e nacional, com atividades culturais que serão realizadas na Praça da Matriz. Também nesse período nós teremos a Feira São Criativos, onde os artesãos poderão comercializar seus produtos, e assim estaremos juntos com a população fazendo cultura, que é aquilo que a gente mais gosta", afirmou o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact), Gaspeu Fontes.