Ação especial ocorre neste sábado (14), mas o combate à proliferação do mosquito já FOI intensificado nos municípios (Ascom/SES)
Saúde mobiliza municípios sergipanos no ‘Dia D’ para combate ao Aedes aegypti
Publicado em 13 de dezembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Com o objetivo de reforçar o combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio dos municípios sergipanos, vem realizando mobilizações educativas para controlar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. No próximo sábado, 14, será realizado o Dia “D’ de Mobilização contra a Dengue com a temática “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”. Em Aracaju, a abertura oficial será às 8h, na praça da igreja católica do conjunto Leite Neto, bairro Grageru.
As ações educativas visam conscientizar a população sobre a adoção de medidas para conter a proliferação do Aedes aegypti. Nesta sexta-feira, 13, o município de São Cristóvão irá realizar uma blitz educativa com a disseminação de orientações de combate ao mosquito. A ação será realizada em frente ao Sergipetec, localizado na Avenida José Conrado de Araújo, no bairro Rosa Elze.
De acordo com o gerente de endemias da SES, Sidney Sá, a mobilização é uma ação efetiva para conscientizar a população. “Estamos nos aproximando do período do verão, momento mais crítico para as arboviroses. Por isso, o Governo do Estado, junto aos municípios sergipanos, têm intensificado as ações para que a população esteja atenta a todos os cuidados, a fim de evitarmos a proliferação do Aedes aegypti”, salientou.
Cenário epidemiológico – O cenário epidemiológico em Sergipe, no período de janeiro até 7 de dezembro de 2024, registrou 1.803 casos confirmados de dengue, 446 de chikungunya e 20 de zika vírus.
É muito importante que a população esteja atenta aos cuidados, principalmente com a chegada do verão que se aproxima, e que continue adotando as medidas essenciais. Algumas delas são a retirada do lixo acumulado nos quintais das residências; fazer a limpeza das calhas dos telhados; e verificação dos recipientes com água que possam servir de criadouros para o controle eficaz contra o mosquito Aedes aegypti.