Na tarde desta quarta-feira, a Secretaria da Saúde recebeu medicamentos utilizados na sedação de pacientes que necessitam de intubação, encaminhados pelo Ministério da Saúde
Saúde recebe mais medicamentos para intubação de pacientes com Covid
Publicado em 06 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu ontem uma remessa de medicamentos utilizados na sedação de pacientes que necessitam de intubação. Os produtos foram enviados pelo Ministério da Saúde e repassados ao município pelo governo do Estado. A entrega é fruto da ação da gestão municipal, a qual, desde 1º de julho, busca o Ministério Público Federal (MPF) para tratar da escassez de medicamentos e de como isso afeta a prestação de assistência aos pacientes diagnosticados com a covid-19.
O MPF oficiou o Ministério da Saúde solicitando informações. O carecimento dos insumos nos fornecedores é nacional, atingindo redes de saúde municipal, estadual e particular. Em Aracaju, os estoques municipais estavam no limite, o que poderia comprometer o atendimento prestado pela SMS, já que a rede municipal atende metade dos pacientes do estado diagnosticados com a covid-19.
Foram recebidas 2.213 doses de Besilato de Atracúrio 10MG; 486 doses de Brometo de Rocurônio 10mg. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, afirma que o órgão irá reabastecer imediatamente os estoques das unidades que realizam o procedimento e que continuará buscando a regularidade do fornecimento junto ao Ministério da Saúde, haja vista que a quantidade encaminhada é insuficiente para a demanda municipal."O Ministério da Saúde encaminhou um quantitativo que nos dá cobertura no tratamento por aproximadamente 12 dias. Se conseguirmos regular os pacientes mais graves de forma rápida e caso não tenhamos pacientes com dificuldade de sedar, o consumo dessas medicações dura um período maior, podendo chegar a 30 dias. Por isso, reforçamos a necessidade de seguir as recomendações sanitárias de uso de máscara, distanciamento social, lavagem constante das mãos", explica a gestora.