Saúde reforça plano de contingência para os 30 dias de festejos juninos
Publicado em 31 de maio de 2023
Por Jornal Do Dia Se
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), estará com equipes a postos para atender as demandas da população durante as festas juninas. A SES vai atuar com o plano de contingência para os trinta dias de festa.
As ações se darão a partir do início de junho e seguem até o final do mês, envolvendo desde o abastecimento dos bancos de sangue do Hemose, o Samu) aos municípios do estado, as fiscalizações da Vigilância Sanitária, além do reforço da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências Governador João Alves Filho e de hospitais regionais no interior do estado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) preparou um plano de contingência que prevê a montagem de um Posto Médico Avançado no Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, contendo leito de estabilização e seis leitos de observação. Serão, por noite, doze profissionais envolvidos no atendimento do posto durante os vinte e sete dias de festa. A equipe será composta por funcionário administrativo, condutor, médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, além de gestor.
Ao todo, o planejamento do órgão prevê o envolvimento de 49 viaturas de suporte básico; 58 motolâncias; 380 profissionais envolvidos diretamente com assistência; apoio para a Central de Regulação de Urgências e Central de Equipamentos. O Samu Sergipe 192 dará suporte também a eventos por meio de canal prioritário para concursos de quadrilhas, cavalgadas, apresentações culturais, arraiais em bairros, passeios de carroça, casamentos matutos. Além disso, vai atender as solicitações de municípios diversos, a exemplo de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Areia Branca, São Cristóvão, Ribeirópolis, Rosário do Catete, Sirri, Itaporanga D’ajuda.
A assessora da Superintendência do Samu 192 Sergipe, a enfermeira Cintia Guerra, chamou a atenção para o aumento da demanda do órgão no período junino. “No período junino, se mantém a operação padrão, de todos os chamados de urgência e emergências, assim como remoção inter-hospitalar, adicionando às condições do período junino, que demandam atenção para queimaduras, acidentes com fogos e, casos de eventos com grande aglomeração de pessoas, o abusos de álcool ou outros tipos de substâncias, além do impacto geral de acidentes em rodovias, que tendem a aumentar”, disse.