Seca deixa 11 municípios sergipanos em emergência
Publicado em 23 de janeiro de 2021
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Mais de 50 mil sergipa nos sofrem atualmen te com a longa estiagem que predomina em, ao menos, 11 municípios interioranos. Na manhã de ontem, em decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas, e publicado no Diário Oficial do Estado, o município de Nossa Senhora Aparecida – localizado na região Agreste Central sergipano -, foi a cidade mais recente incluída no grupo de zonas habitacionais que enfrentam situação de emergência social. Sem chuva considerada suficiente para minimizar os problemas, mais de dez mil cidadãos aparecidenses passam a receber, em caráter imediato, o fornecimento de água por meio de caminhões tanque, administrados pela operação ‘Carro-Pipa’. O monitoramento climático é coordenado pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec).
Além de Nossa Senhora Aparecida, os demais municípios sergipanos incluídos no grupo de vulnerabilidade, estão: Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Canindé de São Francisco, Pinhão, Tobias Barreto, Poço Redondo, Carira, Porto da Folha, Poço Verde e a cidade de Nossa Senhora da Glória. Com o verão em pleno vigor, bem como a perspectiva de manutenção das temperaturas elevadas em todas as regiões do estado até a segunda quinzena de março – quando começa oficialmente o outono -, o próprio Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconhece que outras cidades podem ser incluídas no grupo de assistência emergencial já nas próximas semanas. Cada decreto já assinado pelo governo de Sergipe possui validade de até 180 dias.
Paralelo aos empecilhos provocados pelo clima, o governo de Sergipe lamenta que desde o início deste ano tenha voltado a enfrentar dificuldades financeiras para custear o programa assistencial. Ao JORNAL DO DIA, o poder público estadual revelou que permanece garantindo que 77 veículos cargueiros – que fazem parte da Operação Carro-Pipa custeados pelos municípios -, continuem transportando água aos municípios. Acontece que, sem o repasse de verbas federais, 66 veículos tanque continuam parados, aguardando a liberação dos recursos essenciais para operacionalizar o serviço. Em contraponto o governo federal informou que não há suspensão unificada deste sistema. Segundo o MDR: "será realizada, mesmo sem a Lei Orçamentária Anual 2021 ter sido aprovada, a primeira descentralização de recursos do ano para a Operação Carro-Pipa".
Retrospectiva – No que se refere ao índice de municípios atingidos pela seca rigorosa ao longo dos últimos cinco anos, em 2016 foram contabilizados 23 municípios em situação de emergência; em 2017 – quando a seca foi ainda pior, foram registrados 29 municípios nessa mesma época do ano. Em 2018 e 2019 os índices começaram a cair. Já em janeiro do ano passado, 12 cidades tiveram os pedidos de estado de emergência reconhecidos pelos técnicos estaduais responsáveis por analisar os pedidos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, diante do histórico regional, é possível que até o final do verão outros municípios possam decretar situação de emergência e passarem a receber a assistência.
No último mês de dezembro a expectativa era que as cidades de Nossa Senhora Aparecida [já incluída no grupo], Pedra Mole e Gararu tivessem a emergência reconhecida já nos primeiros 45 dias deste ano.