Secretaria da Educação divulga plano de retomada das atividades escolares presenciais
Publicado em 27 de outubro de 2020
Por Jornal Do Dia
A Secretaria de Esta do da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) divulga o Plano de Retomada das Atividades Escolares Presenciais, apresentando à comunidade escolar as instruções para o retorno parcial, gradual e seguro das aulas para as turmas de 3º ano do Ensino Médio em toda a Rede Pública Estadual. As aulas estão programadas a voltarem na modalidade presencial de forma gradual em 17 de novembro após autorização do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (CTCAE) do Governo do Estado.
O plano é resultado da construção coletiva de um debate entre a Vigilância Sanitária e diversos departamentos, núcleos, coordenações, assessorias e diretorias da Seduc. Nesse processo foram consultados documentos que versam sobre o tema, de entidades de diversas instituições do país e do mundo, tendo em vista as características específicas da Rede Estadual de Ensino do Estado de Sergipe.
"O retorno das aulas presenciais é um desafio para todos. Por esta razão, a equipe da Educação começou a construir esse plano há três meses, alinhado com a vigilância sanitária. Esse retorno das aulas presenciais sempre esteve na dependência da ordenação das autoridades de Saúde. Essas diretrizes nos garantem que o retorno será gradual, parcial e seguro", afirma Josué Modesto dos Passos Subrinho, secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura.
As premissas das diretrizes para este momento percorrem ações de medidas de biossegurança e vigilância sob a perspectiva de redução dos riscos de transmissão da covid-19; retorno híbrido, conciliando aulas presenciais com o ensino a distância; retorno gradual, por etapas, modalidades e anos; retorno parcial com a divisão de turmas e o cumprimento de cronograma; retorno preferencialmente conjunto com as redes pública e privada; autonomia das famílias para decidir sobre a volta dos filhos/as à escola; e o fortalecimento do Regime de Colaboração com os municípios em todo o território sergipano.
"As diretrizes apresentadas pela Seduc atendem a marcos legais acerca da educação e estão assentadas em premissas que deverão garantir a retomada das atividades, baseando-se em questões sanitárias, pedagógicas, administrativas e de pessoal", disse o superintendente da Educação, professor Ricardo de Santana.
A retomada das atividades presenciais nas escolas exigirá dos sistemas educacionais brasileiros um olhar abrangente e o entendimento de que será necessário um plano de ações em diversas frentes. Desse modo, os eixos de ação para a retomada estão divididos em cinco diretrizes: sanitárias, pedagógicas, gestão de pessoas, administrativas e de infraestrutura; e governança.