Secretaria de Estado da Inclusão abre PSS para contratação temporária de Assistentes Sociais e Psicólogos
Publicado em 15 de setembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Para fortalecer as equipes que atuam nos programas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e nas ações de mitigação dos efeitos da pandemia de Covid-19, junto aos municípios e populações vulneráveis, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS) abriu edital para contratação emergencial e temporária de Assistentes Sociais e Psicólogos. O Processo Seletivo Simplificado (PSS) está sendo conduzido pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e o edital de abertura detalha o procedimento para a seleção, por análise de currículo, de cinco profissionais para exercer a função de Assistente Social e dois para o cargo de Psicólogo, além de cadastro de reserva. As inscrições ficarão abertas das 9h desta quinta-feira (17 de setembro) até as 17h da sexta-feira (18), na aba "Concursos" do site www.sead.se.gov.br.
Para concorrer, o candidato precisa ter nível superior na área pretendida e registro no respectivo Conselho de Classe, e não pertencer ao grupo de risco para COVID-19 e outras síndromes gripais de orientação do Ministério da Saúde. A jornada de trabalho terá 30 horas semanais, com remuneração de R$ 1.673,04, e a contratação terá duração de seis meses, podendo ser prorrogada por igual período. Considerando-se o número de vagas para cada função, são reservadas 20% para pessoas com deficiência (PcD) e 10% para candidatos afrodescendentes que se autodeclararem na inscrição. A seleção consistirá na avaliação dos títulos submetidos pelo candidato durante o processo de inscrição online.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lúcia Couto, a pandemia tem aprofundado a vulnerabilidade de milhares de famílias, que têm buscado apoio no Sistema Único de Assistência Social. "Isso gera um aumento de demanda relacionada aos serviços já existentes, e tantos outros que precisamos iniciar com o advento da Covid-19. Então, trata-se de uma ação estratégica, autorizada pelo governador Belivaldo Chagas a partir do entendimento de que é importante fortalecer as equipes estaduais nesse enfrentamento. Para tanto, serão aplicados recursos liberados pela Portaria 378 do Ministério da cidadania, para ações emergenciais de combate à Covid-19 na área da Assistência Social", afirma a gestora.
Os candidatos excedentes farão parte de um cadastro reserva e poderão ser convocados, caso surjam novas vagas para os cargos previstos, durante o prazo de vigência da seleção – que terá validade de um ano, a partir da homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma vez por igual período. Os candidatos deverão acompanhar o andamento do processo seletivo através do site oficial da Secretaria de Estado da Administração (www.sead.se.gov.br). Para se inscrever, o candidato deverá acessar a aba "Concursos" no portal www.sead.se.gov.br, onde constam o Edital, a Ficha de Inscrição online e os procedimentos necessários à efetivação da inscrição, bem como o upload da documentação.