Empresários durante reunião com a secretária Lúcia Falcón
Secretária se reúne com lojistas do Centro
Publicado em 31 de outubro de 2013
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
miltonalvesjunior@jornaldodiase.com.br
A convite da Associação Comercial de Sergipe e Fecomércio, pequenos e grandes empresários que trabalham no centro comercial de Aracaju participaram na tarde de ontem de uma reunião extraordinária com a secretária Maria Lúcia Falcón, responsável pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb). O encontro que foi realizado na sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) teve como objetivo debater a reforma do Terminal Rodoviário Luiz Garcia. A obra que está avaliada em R$ 6,5 milhões tem início previsto pelo Governo de Sergipe para o próximo mês de março e abrange toda a área da Praça João XXIII, onde o terminal foi construído no ano de 1962.
Preocupados com o futuro comercial da região, os empresários ao longo dos últimos 15 dias vêm se reunindo com diretores da Sedurb em busca de maiores informações a respeito da mudança. Esse é o caso do vendedor Emílio Carvalho que possui dois estabelecimentos nas proximidades do terminal e teme prejuízos. Para ele, esse encontro com a secretária foi essencial para tirar algumas dúvidas que andam perturbando o sono dos lojistas. "Vários boatos negativos foram surgindo e todo mundo que depende desse negócio para sobreviver acabou perdendo noites de sono. Esse encontro foi fundamental para nos clarear a mente e esquecer esses aspectos negativos criados, talvez, apenas por interesse político", disse.
Previsto no projeto inicial, no decorrer das obras os ônibus que fazem as linhas intermunicipais serão temporariamente transferidos para o Terminal Rodoviário Rollemberg Leite. Para evitar contratempos para os usuários, a Sedurb vai disponibilizar o deslocamento gratuito dos passageiros entre os terminais.
Satisfeita com o anúncio do governador em exercício, Jackson Barreto, a comerciante Nélia Monteiro dos Santos disse ter esperado por essa mudança há mais de cinco anos. "Achava que isso aqui seria melhorado assim que Déda chegasse ao poder, mas não foi. Ao menos parece que até o final do mandato dele a promessa vai sair", declarou a vendedora de lanches que concluiu dizendo: "Ninguém aqui é besta pra saber que não vai ser um caos quando a obra começar, mas de uma coisa eu tenho certeza, nosso futuro será bem melhor".
Em conversa com o Jornal do Dia o presidente da CDL, Samuel Schuster, explicou a necessidade em promover esses debates com maior frequência. Para ele, assim como os lojistas, toda a população também deve ser melhor informada sobre as mudanças que serão adotadas na localidade em decorrência do serviço. "Foi um pedido de alguns associados e que a secretária prontamente atendeu ao convite. Esse encontro fortalece o bom entendimento entre todos, comerciantes e governo. Almejamos progresso econômico para o nosso estado e não perdas", declarou.
Durante a reunião ficou acordado que o próximo debate entre lojistas e administradores públicos será realizado diante da presença de representantes da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e de administradores da Prefeitura de Aracaju. A data deste novo debate ainda não foi divulgada.