Aspecto da visita ao terminal pesqueiro em fase de conclusão
O SECRETÁRIO DA PESCA VISITOU O TERMINAL INACABADO
Publicado em 14 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Aspecto da visita ao terminal pesqueiro em fase de conclusão
O SECRETÁRIO DA PESCA VISITOU O TERMINAL INACABADO
O deputado federal Laercio Oliveira esteve com o secreta?rio da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Jorge Seif Ju?nior, no Terminal Pesqueiro de Aracaju, onde foi anunciada a liberação de R$ 3 milhões para a conclusão da obra e que os recursos estarão disponíveis para o governo estadual até o final do ano. O terminal irá atender 12 mil pescadores. O superintendente da Agricultura de Sergipe Haroldo Araújo Filho e representantes dos Ministérios da Economia e Turismo, do Governo do Estado e do setor produtivo também participaram do evento, que contou ainda com uma vistoria das instalações.
Laércio Oliveira informou que destinou R$ 5 milhões em recursos de emendas para a conclusão do terminal, mas os recursos foram contingenciados e transferidos para o combate ao coronavírus no país. Mas agora o governo anunciar esses recursos foi uma ótima notícia para os sergipanos", explicou.
O terminal de pesca está na carteira de parcerias e investimentos do governo federal. Segundo o secretário, é o terminal que está mais avançado em termos de infraestrutura para garantir as condições logísticas de trabalho. "Interessados vão oferecer investimento e já dizendo os valores que serão cobrados aos usuários. Quem oferecer mais investimento para o terminal e cobrar menos do usuário será o vencedor da sessão. Ele deve equipar o terminal com fábrica de gelo, esteiras de manipulação, congeladores, ou seja, toda infraestrutura que é necessária para o bom funcionamento", explicou.
O edital de chamamento público para o estudo de concessão do terminal pesqueiro de Aracaju já está publicado. "Todo o setor pesqueiro vai ter um local apropriado para fazer sua parte de beneficiamento, de transporte, de uma forma que traga a segurança alimentar para quem estiver adquirindo os produtos. Enfim, isso potencializa o mercado e incentiva também para que mais pescados possam trazidos pra cá. Não somente relacionados a pesca direta, mas também de cultivo", explicou Haroldo Araújo.
O secretário de Agricultura de Sergipe, André Bomfim, explicou que 97% das obras físicas estão concluídas. "Mas esse convênio tem um débito com a empresa que fez essa obra, então esse recurso servirá para finalizar a obra e pegar o débito", explicou.