Seduc mantém retomada das aulas presenciais no dia 17
Publicado em 14 de agosto de 2021
Por Jornal Do Dia
A retomada das ativida des presenciais em escolas públicas administradas pelo governo de Sergipe permanece incógnita, mesmo após a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), ter anunciado na última terça-feira (10), que o serviço na modalidade de Ensino Híbrido seria iniciado uma semana depois, justamente na próxima terça-feira, dia 17 de agosto. Menos de 10 horas após esse anúncio, a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) oficializou que, em assembleia geral, a classe trabalhadora defendeu a continuidade do trabalho remoto. Já na manhã de ontem, foi a vez de o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), solicitar informações sobre a programação e estrutura a ser imposta na volta às aulas.
Conduzida pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), por intermédio da Coordenadoria de Auditoria Operacional (CAOp), a Corte de Contas deseja obter dados acerca do plano de retorno às atividades escolares, com ênfase nas providências relativas à segurança sanitária; a notificação encaminhada ao governo de Sergipe – visando as escolas estaduais -, também segue com cópia para todos municípios, como forma de acompanhar com detalhe o cenário em todas as instituições de ensino administradas por cada uma das 75 cidades sergipanas. O questionário, conforme destacado pelo TCE, deve ser respondido e reenviado para o órgão de fiscalização até o próximo dia 27 de agosto.
Conforme já destacado pelo JORNAL DO DIA, a direção do Sintese garante que os profissionais da educação pública estadual e municipal não se sentem confortáveis em retomar as atividades presenciais, sem que a classe trabalhadora esteja completamente imunizada contra a Covid-19, inclusive, com os 14 dias indicados de distanciamento social após o recebimento da segunda dose da vacina. Também ao JD, a presidente do Sintese, Ivonete Cruz, informou ainda que no dia 18 – um dia após a data definida pelo governo para que as aulas fossem retomadas -, haverá um ato público com concentração em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na região central de Aracaju. Agendada para às 08h, a mobilização defende ainda pela revogação do desconto de 14% nas aposentadorias e pensão.
Retomada – Na tarde de ontem, em resposta ao JD, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura informou que mantém o direito dos alunos de retornarem as aulas presenciais a partir do dia 17 de agosto, já que as escolas estão prontas para receber com segurança toda a comunidade escolar. A Seduc reitera o compromisso com a volta às aulas presenciais de forma segura como priorizam às diretrizes da Organização Mundial da Saúde e do Conselho Nacional de Educação. Todo protocolo de retomada segura foi validado pelos autoridades de saúde e está disponível no portal da Seduc.
"A Seduc ressalta que as medidas adotadas pelo Governo de Sergipe para garantir segurança a alunos, professores e funcionários são consideradas as melhores do país por um colegiado de pesquisadores da USP divulgado pela Folha de São de Paulo. A Seduc disponibilizou um rigoroso protocolo de segurança, injeta R$ 13 milhões nos cofres das escolas para garantir a compra de insumos, equipamentos de proteção e serviços, além de contratação de mais profissionais e melhorias na infraestrutura escolar. Além de não ser uma condição para o retorno, o Estado de Sergipe imuniza como prioridade os profissionais da Educação. A expectativa é de que todos os profissionais que atuam em escola sejam imunizados com a segunda dose até o final do mês de agosto", completou a nota.