FISCAIS DA SEFAZ EM OPERAÇÃO (Divulgação)
Sefaz faz operação contra a sonegação fiscal
Publicado em 25 de março de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Milton Alves Júnior
.
Uma nova operação com foco no combate à sonegação fiscal foi deflagrada no início da manhã de ontem pelo Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Para conferir se todas as mercadorias que estão em trânsito estão dentro da legalidade e se correspondem aos produtos citados nas notas fiscais, o processo de investigação abordou 30 transportadoras e em seis municípios, são eles: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Tobias Barreto, Estância, Lagarto e Itabaiana. Essa foi a segunda ação intensificada da Sefaz em menos de quatro meses com a perspectiva de promover o combate à sonegação fiscal.
Denominada ‘Fisco Presente’, no mês de dezembro do ano passado, fiscais realizaram abordagens na cidade de Itabaiana – região do Agreste Central Sergipano, em 43 empresas, sendo 25 do ramo de óticas e 18 de atividades diversas. Nesses locais, os auditores analisaram os dados cadastrais dos contribuintes para confrontar com os dados informados ao sistema fazendário, com ênfase na situação dos sócios, contabilistas e atividade da empresa, além realizar a verificação do estoque de mercadorias e averiguar eventuais inconsistências identificadas pelos sistemas da Sefaz.
Um outro foco da operação foi a fiscalização das máquinas utilizadas em pagamentos eletrônicos, como Pix e cartões de crédito e débito. Em duas das empresas visitadas os auditores identificaram inconsistências em relação ao volume de mercadorias armazenado nos estabelecimentos e aquele informado à Sefaz. Outras 13 empresas tiveram as respectivas inscrições estaduais canceladas por não terem sido localizadas nos endereços de cadastro informados à Secretaria da Fazenda. Uma maquineta de cartão foi apreendida por não pertencer ao estabelecimento comercial onde ela estava sendo utilizada.
De acordo com a auditora Roberta Argolo este trabalho deve permanecer acontecendo nos 75 municípios sergipanos. Somente no ano passado, sete operações foram realizadas; sem apresentar datas e locais com a finalidade de inviabilizar possíveis medidas que atrapalhem as investigações, a perspectiva é que no próximo mês de abril estas análises sejam impulsionadas.