Terça, 05 De Dezembro De 2023
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Segundo LIRAa do ano classifica quatro bairros como alto risco de infestação


Avatar

Publicado em 27 de abril de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Os bairros com alto risco de epidemia são Lamarão, Suissa, Luzia e Porto Dantas

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), concluiu o segundo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). O estudo é realizado a cada dois meses e objetiva mapear a incidência do mosquito para nortear as ações de combate promovidas pelo município.
Neste segundo LIRAa, o índice de infestação geral de Aracaju é de 1,6, valor considerado como Médio Risco para surtos ou epidemias. Em relação ao último LIRAa, realizado em janeiro, o índice de infestação predial apresentou aumento de 14,2% (de 1,4 para 1,6), porém mantendo a mesma classificação de risco.
O criadouro mais importante na capital continua sendo os depósitos de armazenamento de água ao nível do solo, como as lavanderias e tonéis, tendo o percentual de 54% dos locais encontrados com foco, contudo apresentou uma redução de 14,15% em relação a janeiro 2023. Depósitos domiciliares (vasos e pratos de plantas, ralos, lajes, sanitários em desuso) apresentaram índice de 37,3%, um aumento de 26,9% frente ao índice apresentado em janeiro, que foi de 29,4%.
Em relação a lixo e entulho como criadouros, comparado com o último levantamento, verifica-se aumento de 7,1%; neste LIRAa não foi encontrado foco de mosquito Aedes aegypti em terrenos baldios.
Em Aracaju, 14 bairros (32,5%) estão classificados como baixo risco (satisfatório), 25 bairros (58,2%) como médio risco (alerta), e quatro bairros (9,3%) como alto risco de surto ou epidemia, que são os bairros Lamarão, Suissa, Luzia e Porto Dantas. Estes quatro apresentaram índice de infestação de 4,2 e têm como principais criadouros do mosquito lavanderias, tonéis, caixas d’água, ralos e plantas.
Até o momento, foram confirmados 69 casos de dengue, com dois óbitos; 66 casos de chikungunya e três de zika.

**PUBLICIDADE
Publicidade


Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE
Publicidade


**PUBLICIDADE
Publicidade