Seis cidades de Sergipe sobem de categoria no Mapa do Turismo
Publicado em 20 de fevereiro de 2018
Por Jornal Do Dia
O Ministério do Turismo atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo e balizar políticas públicas, além de orientar o repasse de verbas federais. De acordo com a nova categorização, seis cidades de Sergipe registraram crescimento pelo setor – Brejo Grande, Canindé de São Francisco, Ilha das Flores, Monte Alegre de Sergipe, Muribeca e Poço Redondo -, seja por terem aumentado o número de empregos por meio do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de visitantes domésticos e internacionais.
"A melhoria em locais como Canindé de São Francisco, porta de entrada para passeios nos cânions do rio São Francisco, de outros municípios do Polo do Velho Chico e de Muribeca, palco da famosa festa junina de São Pedro, mostra que os municípios têm trabalhado para fortalecer a atividade turística. No que diz respeito ao Ministério do Turismo, estamos atentos às demandas do setor, como melhoria de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços", frisa o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Por outro lado, duas cidades sergipanas tiveram redução em suas categorias: Nossa Senhora do Socorro e Tobias Barreto. Importante ressaltar que a categorização é um processo dinâmico e perene que, assim como o Mapa do Turismo Brasileiro, deverá ser atualizado e aperfeiçoado periodicamente. Assim, se um município teve seu fluxo turístico e seus estabelecimentos formais de hospedagem ampliados, provavelmente, na próxima categorização, quando dados serão novamente avaliados, ele poderá mudar de posição.