Imersão com clubes da A1 foi de sábado (22) até esta terça (25). Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Seleção Brasileira Feminina encerra encontro com profissionais da Série A1
Publicado em 26 de fevereiro de 2025
Por Jornal Do Dia Se
Por quatro dias (de sábado, 22, a esta terça, 25), 28 profissionais de comissões técnicas de clubes da Série A1 do Brasileiro estiveram na Granja Comary para um intercâmbio com a comissão da Seleção Feminina, liderada por Arthur Elias. Participaram de reuniões técnicas, presenciaram atividades das atletas, conheceram todos os recursos e estrutura da Granja Comary e compartilharam experiências.
O resultado foi o melhor possível, como atestam os próprios profissionais. Vários deles se empolgaram com os conhecimentos adquiridos nesse período e com a troca de ideias entre seus pares ou com os integrantes da Seleção Brasileira.
A ação inédita da CBF foi bem aproveitada pelos representantes dos clubes. Eles eram de diversas áreas – técnicos, auxiliares, analistas de desempenho, preparadores físicos, treinador de goleiras, fisiologista e técnicos da base.
Confira abaixo a opinião sobre o evento de vários dos convidados:
Nickolas Arthur (preparador físico – São Paulo) – “Sem dúvida foi uma alegria gigantesca participar disso tudo. Como a gente sonha um dia chegar na Seleção Brasileira, foi muito bom estar em contato com esses profissionais de excelência. Uma possibilidade de troca, o que só tem a agregar ao futebol feminino. Estamos muito felizes, fantástico, foi minha primeira vez aqui na Granja, conhecendo todo esse Centro de Excelência. É um sentimento de gratidão e de muita felicidade”.
Regiane Santos (técnica – Sport) – É bem rico, porque a gente começa a saber como é que os outros times trabalham, funcionam, sua dinâmica do dia a dia, sua dinâmica de planejamento e também abordar os pensamentos do treinador da seleção. A gente sempre pensa assistindo aos jogos: o que será que ele está pensando, como é que ele soluciona alguns problemas, por que coloca aquele esquema, como trabalha em cima disso com as atletas, então tudo isso é muito rico pra gente ter consciência de como trabalham os outros clubes e o nosso treinador da Seleção.”
Romario de Oliveira (preparador físico – Flamengo) – “É uma das coisas mais importantes que essa comissão técnica da Seleção Brasileira está fazendo para o futebol feminino. Pra mim, essa troca nesses dias estão sendo muito importantes, tanto para a área técnica como para a minha parte de performance. Mostra o que eles fazem de trabalho. Eles não estão aqui falando o que a gente deve fazer nos clubes. Mas sim mostrando o que fazem de fato, dando um norte pra gente: você pode fazer isso, mas eu faço isso aqui. É uma ação muito enriquecedora.
Sullivan Melo (auxiliar técnico – São Paulo) – “Começo com uma palavra: fantástico. Essa aproximação da comissão da Seleção com todos os times da A1 … teoricamente a gente trabalha durante o ano pra entregar o melhor pra eles também; e eles fazendo um trabalho de excelência, respeitado no Brasil inteiro, e essa aproximação cada vez mais forte … a relação fica melhor até no dia a dia do trabalho pra gente entregar o melhor pra eles e eles passando o feedback pra gente. Esse encontro mostra o quanto eles valorizam as comissões todas dos clubes pra que a gente possa ter mais encontros como esse. Vir aqui, viver isso daqui é o sonho de todo mundo, estar aqui neste momento vivenciando isso, e dando essa oportunidade pra gente, a relação só tem a melhorar e isso é muito importante para tornar o Brasil melhor com um futebol feminino de qualidade. A gente fica encantando com essa relação deles com os clubes.”