Trinta dias em um ano
Sem novidade
Publicado em 24 de março de 2023
Por Jornal Do Dia Se
Rian Santos
riansantos@jornaldodiase.com.br
O governador Fábio Mitidieri quer brincar o São João com tudo a que tem direito, a fim de atender a reivindicação dos empresários do Turismo. Em anúncio alardeado com muita pompa, ele prometeu fazer e acontecer, aliando Cultura e Turismo, em prol da economia. Ao fim e ao cabo, contudo, o governador de turno faz igual a todos os seus antecessores, concede aos forrozeiros da terrinha uma agenda de míseros trinta dias no período de um ano.
Esta página reclama a presença de sanfoneiros nas esquinas de janeiro a janeiro. há anos. Por via de regra, no entanto, a turma do arrasta pé só dá o ar da graça durante os festejos juninos, nos palcos mais acanhados. E olhe lá!
Por aqui, sanfona, triângulo e zabumba são tratados com a condescendência devida às peças de museu. Uma burrice. Uma vez reunido, um trio de forró pé de serra encarna o maior Power Trio do mundo!
Festejos juninos – No mês de junho, Sergipe volta a respirar forró. Serão 30 dias de festejos juninos. A boa notícia, que referenda o título de ‘País do Forró’ atribuído ao estado, foi dada pelo governador Fábio Mitidieri, ao apresentar, nesta quinta-feira, 23, o planejamento de ações que pretende posicionar Sergipe como um dos principais destinos turísticos do país. Durante a coletiva de imprensa realizada no restaurante Cariri, em Aracaju, Fábio apresentou o novo Calendário de Eventos Turísticos do estado para 2023, lançou os editais para captação de patrocinadores para os festejos juninos e para contratação de mais de 200 artistas locais, e apresentou a programação do Encontro Nordestino de Cultura. Os editais já estarão abertos a partir da primeira semana de abril.
A criação do calendário é uma ação construída estrategicamente pelo Estado, por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Educação e Cultura (Seduc), por intermédio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), que contou com a preciosa contribuição dos representantes do segmento turístico. Com este calendário, a atual gestão atende a um antigo pleito dos empresários sergipanos, que veem na ação uma estratégia poderosa para mobilizar e preparar os diversos segmentos produtivos diretamente ligados à cadeia do turismo.
Para apresentar o planejamento, o Governo de Sergipe realizou um minucioso levantamento de todos os eventos públicos e privados, promovidos nos quatro polos regionais de turismo, em seus diferentes segmentos: cultural, negócios, religioso e lazer. Ao todo, somando os 75 municípios de Sergipe, foram identificados mais de 1.000 eventos com relação direta com o turismo.
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou que o foco do governador Fábio Mitidieri é a geração de emprego e renda e, nesse sentido, o turismo tem uma importância significativa. “O setor de turismo é uma indústria que não tem chaminé, mas que gera renda e emprego imediatos, pois o turista chega e já começa a gastar em hotéis, bares e restaurantes. O nosso estado tem grandes belezas naturais, culturais, religiosas, artesanais e gastronômicas que precisam ser potencializadas, e o nosso objetivo com este planejamento é justamente atrair mais visitantes”, destacou.
Integrada ao calendário, a divulgação dos festejos juninos também ganhou força este ano. Serão 30 dias de festas no mês de junho, do dia 10 ao dia 30, na capital e no interior, que ajudarão a promover o aquecimento da economia dos municípios e a gerar oportunidades para quem quer empreender. A expectativa é que Sergipe retorne ao posto de destaque no roteiro do turismo junino do país já em 2023.
No Arraiá do Povo deste ano serão 30 dias de festa, com 36 bandas nacionais e mais de 60 apresentações de quadrilhas juninas e grupos folclóricos. “Com este lançamento, cumprimos mais um compromisso assumido em nosso Plano de Governo, que é transformar o setor de turismo numa política permanente e transversal de desenvolvimento e promoção da cultura em Sergipe. Este é um dia importante, marcante e histórico. Um dos maiores anseios da nossa população era que o turismo voltasse a ser mais forte, divulgado e fomentado. Por isso, hoje, em parceria com o trade turístico, estamos aqui mudando essa realidade e construindo uma nova história para o turismo e para cultura do nosso estado”, disse Fábio Mitidieri.
Encontro Nordestino de Cultura
O Encontro Nordestino de Cultura é uma iniciativa que vai agregar valor cultural aos festejos juninos. Estão inseridos no encontro o Fórum do Forró, o Fórum Nacional de Música Nordestina, o Arrastapé 18 do Forte, o Arraiá do Arranca Unha, o Arraiá do Gonzagão, o Arraiá do Povo, além da retomada do Forró do Turista da Rua São João.
“Queremos que Sergipe seja o destino e não um meio. Queremos despertar nas pessoas o desejo de conhecer nosso estado. E por isso vamos levar o Verão Sergipe para as cidades do interior, vamos levar nosso estado para participar das maiores feiras do Brasil e mostrar a todos o quanto as nossas belezas naturais e a nossa cultura são atraentes”, acrescentou o governador.
Ao final do evento, Fábio apresentou o vídeo da campanha ‘Sergipe é o País do Forró’, lançando oficialmente o estado em território nacional como destino turístico para o período junino. “Obrigado a todos os artistas locais pela presença, vocês carregam no peito a nossa cultura, obrigado também a todos vocês que acreditam em nossa cultura. Saibam que é só o começo e que muito mais vai ser feito”, concluiu. (Com ASN)