**PUBLICIDADE
Publicidade

SEMANA COM SUAS CONTRADIÇÕES


Avatar

Publicado em 25 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


* Rômulo Rodrigues

Na economia os números do IBGE ditam a realidade de um Brasil que voltou conquistando confiança e respeito é o que garantem os números divulgados.
O Brasil voltou às grandes manchetes mundiais com o FMI que prevê que até o encerrar dos dias de 2024 o país pula mais uma casa na escalada da classificação das maiores economias do planeta, chegando ao 8º lugar, conquistando 4 posições em 2 anos, de um governo democrático e popular.
Não é qualquer coisa, é o que a população mundial precisa para respirar paz, mas, países como EUA e Israel não deixam.
O belicismo destes dois países representa o alimentar dos dois piores tumores que põem em risco o equilíbrio do planeta, que precisa urgentemente ver o fim das duas guerras: a da Ucrânia e a do massacre na Palestina.
De pouco adianta os submissos e os falsos moralistas, os xampus de bebês, procurarem culpados recentes; eles são os que fomentam guerras há décadas. Leiam e estudem história.
No Brasil real, fora dos raios sombrios dos pistoleiros do mercado, o governo lança o desenrola para pequenos negócios e programa de estímulo ao crédito na última segunda-feira, um dia depois dos brasileiros conscientes homenagearem Tiradentes e dos idiotas homenagearem ElonMusk e pedirem um AI-5, acreditando ser uma citação bíblica.
O programa facilita financiamentos para 25 milhões de CNPJ e renegociações de dívidas dividas de 14 milhões de pessoas físicas, em cifras de mais de 7 bilhões de reais.
Na política industrial, aquela que revigora e vai fazer despertar o chão da fábrica recebeu o apoio com louvores do empresário mexicano Carlos Slim, que reconheceu que o Brasil está cada vez melhor e que suas empresas vão investir R$ 40 bilhões aqui. Isto, no justo momento em que o País alcança o menor nível de pessoas na pobreza absoluta da história.
Um enfrentamento que deve ser intensificado é ao presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, que faz o jogo da extrema direita internacional para que a inflação não seja controlada e a culpa recaia sobre os ombros do governo federal, com os ataques massivos nas narrativas da grande imprensa, mesmo com a constatação do IBGE de que a renda anual de cada brasileiro subiu 12,2% conforme pesquisa do PNAD; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilio no ano de 2023, com a renda mensal por pessoa chegou a R$ 1.848,00 a maior de todo período histórico.
Uma constatação que reflete a desigualdade a ser combatida é a de que a renda dos 10% mais ricos é 14,4% superior aos 40% mais pobres, o que em números absolutos é um abismo.
O massacre é em cima dos preços do tomate, cebola, batatinha, coentro, cebolinha, arroz, feijão e farinha impactados para cima pelo excessivo período de chuvas concentradas em regiões produtoras que causam impossibilidades de escoamentos e eles culpam o governo federal.
A pesquisa IPEC conclui que a educação é o único setor do governo com avaliação positiva maior que a negativa por causa por causa do programa pé-de-meia e dos novos institutos de educação e as avaliações negativas divulgadas amplamente na saúde e na segurança pública que não são das responsabilidades diretas do governo federal.
Segundo o presidente Lula, a economia em 2024 vai crescer mais do que todos os jornalistas econômicos falaram; acrescento, mais que as línguas ferinas deles e dos analistas do mercado.
Para matar de raiva e inveja a corja do mal, o filme sobre a trajetória de Lula, do diretor Oliver Stone, duas vezes vencedor do OSCAR, com Platoon e Nascidos em 4 de julho, vai em breve estrear no Festival de Cannes na França.
Em queda de prestígio no Brasil e no mundo, Jair Bolsonaro está em silêncio depois das notícias de que milhares de pessoas foram às ruas pedir a renúncia do primeiro ministro Viktor Orbán, líder da extrema-direita húngara, acusado de corrupção; só podia ser.
É provável que Jair tenha ido passar os dias de carnaval na embaixada húngara para realizar alguma transação escusa.
Em homenagem aos 94 anos da admirável Maria da Conceição Tavares, lembramos uma memorável afirmação dela: O povo brasileiro não se alimenta de índices publicados na imprensa. No momento, o povo brasileiro está se alimentando 3 vezes ao dia.

* Rômulo Rodrigues, militante político, é sindicalista aposentado

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade