Domingo, 21 De Abril De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Senac de Tobias Barreto completa 30 anos com cerca de 25 mil pessoas qualificadas


Avatar

Publicado em 08 de março de 2024
Por Jornal Do Dia Se


O presidente do Sistema Fecomércio, Marcos Andrade

A sede do Senac em Tobias Barreto

O Centro de Educação Profissional (CEP)Josafá Ribeiro de Almeida, do Senac em Tobias Barreto, completou 30 anos de fundação. A unidade surgiu a partir da iniciativa de visionários à época, com a doação do terreno feita pelo então prefeito “Seu Josa”, cujo nome foi dado à unidade.Inaugurada em 26 de fevereiro de 1994, a solenidade reuniu diversas autoridades, políticos e empresários que, ao lado do então gerente José Airton Andrade, entregaram à população da cidade e região, o tão aguardado e moderno prédio do Senac.
Natural de Tobias Barreto, o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade relembra os desafios para o município ganhar uma unidade do Senac, cujo prédio foi o primeiro construído no país, dentro dos padrões definidos pelo Departamento Nacional do Senac.
“Tivemos uma participação efetiva para a construção dessa unidade, que foi a primeira do Brasil com padrão Senac. Na época, o presidente da Fecomércio, Januário Conceição, se propôs a viabilizar a construção da unidade em Tobias Barreto desde que fundássemos o Sindicato dos Comerciantes, e nós fizemos isso, com mais seis amigos. Agora, comemoramos três décadas com o projeto de ampliação de oferta na região com a nova sede do Senac, junto com o Sesc, onde formaremos alunos do ensino fundamental ao médio, com opção de fazer o técnico no Senac”.
O anúncio de uma nova sede enche de orgulho o atual prefeito da cidade, Adilson de Jesus Santos (Dilson de Agripino), que vislumbra um futuro ainda mais brilhante, com mais oportunidades de aprendizado para os habitantes da região.
“O que mais me empolga é o trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, voltado para cuidar do ser humano, para todos sermose termos oportunidades iguais. Só temos que parabenizar a todos do sistema, por essa atuação transformadora desenvolvida pelo Senac ao longo desses 30 anos, em Tobias Barreto. E chegamos com a notícia da construção de uma nova sede, bem maior, para atender ainda melhor a as pessoas dessa nossa região, para que possam pensar com um futuro melhor”.
O peso do Senac em Tobias Barreto vai além dos limites do município. Leva qualificação também para cidades circunvizinhas.
“Só temos que parabenizar o Senac pela fundação da unidade em Tobias Barretohá 30 anos, trazendo qualificação e profissionalização, não só para o município em que está instalada, mas para toda a região. Tem feito a diferença e impulsionado a economia das cidades vizinhas e trazido bons resultados para a população. E esperamos contar sempre com a parceria dessa importante instituição de educação profissional”, destacou o prefeito de Itabaianinha, Danilo Alves de Carvalho.
O diretor Regional do Senac-SE, Marcos Sales destacou que o ano de 2023 foi de muito trabalho e bastante proveitoso para a unidade de Tobias Barreto, que atende sete municípios da região.
“Somente no ano passado, ofertamos através Senac Tobias Barreto, 96 turmas de cursos nas áreas de Beleza, Moda, Administração e Tecnologia da Informação, além de alguns cursos de Saúde, qualificando 1.862 pessoas na região. A unidade é uma grande aceleradora de desenvolvimento dos sete municípios que atende, principalmente no eixo de moda, que é forte na região, qualificando a mão de obra local”.
Nessas três décadas, cerca de 25 mil pessoas passaram pelas salas de aula da unidade de educação profissional. Uma delas foi Eline Barreto, que fez um curso de informática em 2011, depois ingressou como colaboradora e hoje é gestora da unidade.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade