SENAI e UFS firmam parceria para produção de máscara de ventilação
Publicado em 27 de março de 2021
Por Jornal Do Dia
O Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) buscou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Sergipe (SENAI/SE) para juntos desenvolverem um tipo de respirador que será doado aos hospitais que atuam no enfrentamento à COVID-19. Essa ação reforça as medidas de combate à pandemia e possibilita que mais vidas sejam salvas, é uma forma de minimizar os impactos da doença nas vidas dos sergipanos.
O projeto é uma iniciativa de um grupo de engenheiros que decidiram utilizar o conhecimento técnico da área que atuam em prol da saúde da população, daí surgiu a Spirandi. Esse é o nome da Máscara de Ventilação Não Invasiva, a chamada Máscara de VNI, não contaminante que tem sido uma opção para que menos pessoas evoluam para os casos mais graves de COVID-19. O SENAI Sergipe está produzindo o adaptador de Oxigênio (O2), fundamental para o funcionamento da Spirandi. Até o momento foram produzidas 40 unidades desse adaptador e entregues à equipe da UFS para confecção da máscara de VNI.
O Diretor Regional do SENAI Sergipe, Paulo Bergamini, destaca que "Colaborar com um projeto desse nível nos enche de esperança, porque estamos falando da manutenção da vida. A formação ofertada pelo SENAI Sergipe tem o compromisso com a geração de indivíduos capazes de transformar os ambientes em que estão inseridos, tanto como profissionais quanto como cidadãos. Essa ação reforça os valores que acreditamos e mostra que concentramos os nossos esforços no cuidado com o outro, seja na indústria ou na comunidade.".
De acordo com José Carvalho, um dos coordenadores desse projeto, a máscara foi desenvolvida para ser um sistema mais simples e para que possa ser conectada diretamente a uma tomada de gás do hospital ou mesmo a um cilindro de oxigênio.