Será a solução?
Publicado em 05 de agosto de 2020
Por Jornal Do Dia
Se depender do Governo de Sergipe, o negacionismo vai doer no bolso. Projeto de Lei enviado para a Assembleia Legislativa prevê punição com multa para quem se negar a usar máscara em espaço público, bem ao estilo vigiar e punir. Em que pese a exigência de rigor derivada da pandemia ainda em curso, pergunta-se: será a solução?
Motivo para preocupação, há de sobra. O governo argumenta que o Covid-19 já fez estragos demais no estado. De fato: Até o dia 01 de agosto, o País passou da marca de 2 milhões e 700 mil casos, com mais de 93 mil mortes. Em Sergipe, a Secretaria Estadual de Saúde registrou até o momento 60 mil casos da Covid-19 com quase 1.500 mortes.
A doença é uma realidade irrefutável. E nada indica que o ritmo de mortes está desacelerando. Nos estados brasileiros, a mortandade tem proporções continentais. Só Pernambuco tem uma quantidade de mortos equivalente à soma de todos os países da América Central. No Rio de Janeiro, as mortes correspondem às de todo o continente africano. Uma hecatombe. Os dados oficiais foram levantados e cotejados pela Revista Piauí.
Sergipe não é uma ilha. Ademais, a pandemia provou que a educação e o compromisso com a comunidade, a responsabilidade coletiva, não é o forte dos brasileiros. É bem verdade que, em termos absolutos, a pandemia ainda se mostra sob as feições enganosas da abstração para a maioria dos sergipanos. Mas, convém sublinhar: há uma vida perdida por trás de cada número computado pelas estatísticas.