Na foto, o Presidente José Matos e o engenheiro Victor Barbosa
Sergas dá continuidade a obras de ampliação de gasodutos na Zona de Expansão Dessa vez, a obra contempla o Ramal Aruana Fase 5
Publicado em 08 de julho de 2023
Por Jornal Do Dia Se
A Sergipe Gás (Sergas) realiza obras de ampliação de rede de gás natural nos bairros Aruana, Aeroporto e 17 de Março, em Aracaju, com a finalidade de levar comodidade, segurança e economia aos seus usuários. O novo ramal de distribuição passará pelas avenidas Alexandre Alcino, Avenida Silvério Leite Fontes, Avenida José Menezes Prudente, Avenida Senador Júlio Cézar Leite, Avenida Maria Virgínia Cardoso Souza, Avenida Padre Arnóbio Patrício de Melo (Av. Gasoduto) e Avenida José Rodrigues e pela ruas: Rua ‘T1’, Rua ‘A1’, Rua ‘N’ e Rua ‘C1’.
Os segmentos que serão atendidos são comercial e residencial, e o sistema está sendo construído em PEAD de 63mm, com extensão de 6,8 quilômetros, contando com um investimento de R$2.431.116,00. A obra tem previsão de término ainda neste mês. A expansão da Aruana Fase 5, por exemplo, irá atender seis condomínios na região, com cerca de 2.624 residências, beneficiando aproximadamente 7.872 pessoas. Além do segmento residencial, a Sergas também atenderá lanchonetes, restaurantes e pizzarias.
O projeto de ampliação da rede da Sergas na Zona de Expansão iniciou em 2014, com a Fase 1, na Avenida Melício Machado. Em 2015, veio a Fase 2, na Av. José Vicente de Almeida e adjacências. Entre 2021 e 2022 aconteceram as Fases 3 e 4, na região da Rodovia dos Náufragos e adjacências. Para o ano de 2023 está programada ainda a realização das Fases 6 e 7, na avenida Dr. Walter Bastos e Rodovia dos Náufragos.
Para o diretor-presidente da Sergas, José Matos, essa obra de construção de mais um trecho de rede da Sergas visa abrir a possibilidade de atendimento do serviço de gás canalizado a novos clientes na zona de expansão, uma vez que a região vem se desenvolvendo consideravelmente e, com implantação de condomínios residenciais e empresas, torna-se uma área de grande relevância para a economia sergipana como um todo.
“Iniciamos já com um grande portfólio de clientes e a agregação de novos clientes é apenas uma questão de tempo. A implantação levará mais comodidade, conforto, segurança, serviço contínuo e economia para todos que poderão se beneficiar do serviço, levando desenvolvimento para essa importante região”, pontua.
O engenheiro chefe da gerência de engenharia da Sergas, Victor Barbosa, ressalta que em todas as obras realizadas pela Sergas, a instalação do gasoduto é feita com o mínimo de interferência nas vias públicas. O processo é, em geral, executado sem abertura de valas e com recomposição eficiente do asfalto. “O menor impacto na pavimentação da região gera, consequentemente, um aumento na produtividade da obra, na qual, em média, são implantados cerca de 100 metros de tubos de rede de gasodutos por dia”, estima o engenheiro.