SERGÁS ESTÁ IMPLANTANDO REDE DE GÁS PARA ATENDER A UNIGEL AGRO, NOVO NOME DA FÁBRICA, QUE REABRE EM JANEIRO
Valmor Barbosa, presidente da Sergás
Publicado em 28 de novembro de 2020
Por Jornal Do Dia
SERGÁS ESTÁ IMPLANTANDO REDE DE GÁS PARA ATENDER A UNIGEL AGRO, NOVO NOME DA FÁBRICA, QUE REABRE EM JANEIRO
Valmor Barbosa, presidente da Sergás
A antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen/SE) após ser arrendada pela empresa Proquigel, agora passa a ser chamada de Unigel Agro SE localizada no município de Laranjeiras e está prestes a iniciar suas atividades a partir de janeiro de 2021. Participando deste contexto, a Sergas iniciou as obras de construção civil para implantação das estações de medição para o gás natural canalizado, que serão direcionadas à antiga Fafen/Se, hoje Unigel Agro SE. O investimento está orçado em R$2.780.000,00, possibilitando a movimentação do gás natural canalizado utilizado pela aquela unidade industrial.
A obra de construção do acesso e das bases para implantação das Estações de Medição Unigel Agro SE (EMED) contarão, inicialmente, com as fases de terraplanagem e contenções, devido ao terreno apresentar declive acentuado, o que exige esta intervenção, além de implantação de um sistema de drenagem. Em seguida, será realizada a pavimentação e construção da base, onde serão instalados todos os equipamentos de movimentação do gás natural canalizado que servirá como fonte energética e matéria prima para a planta.
O passo seguinte será a transferência das estações que se encontram no pátio da Sergas, para a base recém construída em Laranjeiras. Após este procedimento, será feita a interligação à rede de distribuição que liga o ponto de entrega (PE) Fafen/Sergas às instalações da Unigel Agro SE.
Para o presidente da Sergas, Valmor Barbosa, o contrato de arrendamento do parque fabril da Fafen-SE, por parte da Proquigel, será fundamental para criação de novos empregos diretos e indiretos na região, além de abrir possibilidade do crescimento do mercado de fertilizantes, com a reativação de empresas que trabalham no seguimento. "Além disso, com a Sergas passando a fazer a movimentação do gás natural canalizado para a indústria, irá gerar receita para a companhia, o que é extremamente positivo e se vislumbra a possibilidades novos investimentos na nossa rede, podendo favorecer ainda mais o processo de interiorização e a introdução do gás natural em novos municípios", lembra.
Segundo o gerente de engenharia da Sergas, Gustavo Cruz, toda a obra realizada pela Sergas, preza pela segurança e nesta, envolvendo a TAG/TRANSPETRO e a Unigel Agro SE, não está sendo diferente. "As atividades operacionais que são realizadas pela Sergas, passam por avaliação dos riscos inerentes as atividades, propondo e executando todas as ações mitigadoras, com intuito de evitar qualquer tipo de acidente. Este procedimento é padrão, onde existe a busca pela excelência na segurança dos seus colaboradores, qualidade dos serviços executados, assim como a preocupação com o meio ambiente", explica Gustavo.