Sexta, 23 De Fevereiro De 2024
       
**PUBLICIDADE


Sergas participa do Mossoró Oil & Gas: A 8ª edição do evento reuniu os principais atores da cadeia produtiva do setor no país


Avatar

Publicado em 25 de novembro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Considerado o maior evento do setor de petróleo e gás onshore (em terra) do Brasil, a edição 2023 do Mossoró Oil & Gas Expo (Moge), realizada entre os dias 21 e 23 de novembro, contou com a participação da Sergipe Gás (Sergas), por meio da participação do diretor-presidente José Matos e da assessora da presidência Luciana Gressi. A 8ª edição do evento, responsável por reunir os principais atores da cadeia produtiva do setor no país, promovido pela Redepetro RN e Sebrae do Rio Grande do Norte, aconteceu no Centro de Exposição de Mossoró Enéas Negreiros (Expocenter), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em Mossoró.
Com o tema ‘Sustentabilidade socioambiental do onshore brasileiro’, o Mossoró Oil & Gas teve como foco as discussões voltadas às áreas ambiental, social e de governança (da sigla em inglês ESG – Environmental, Social and Governance) dentro do cenário da produção e exploração do gás e petróleo no país. De acordo com o presidente da Redepetro RN, Gutemberg Dias, a ideia é ampliar a discussão sobre a necessidade de conciliar o aumento de produção e investimento no setor com as boas práticas de regulação ambiental, governança e ações de melhoramento socioeconômicos, principalmente das regiões onde as operações acontecem.
Para José Matos, o simpósio é um ambiente propício para interação entre as empresas e academia, proporcionando a oportunidade de desenvolvimento técnico-científico nas diversas cadeias do segmento do petróleo e gás. “O IV Simpósio de Petróleo e Gás do Onshore Brasileiro é um evento de caráter internacional que objetiva o setor de petróleo e gás da região Norte e Nordeste do Brasil, tendo como mote central as discussões sobre extração em terra e águas rasas, assim como a cadeia produtiva, incluindo fornecedores de bens e serviços nesses setores”, esclareceu.

Palestras – Entre as diversas palestras e debates que tiveram a participação dos representantes de Sergipe, José Matos e Luciana Gressi, uma das mais importantes foi o ‘Encontro dos Associados da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP)’.
O encontro contou com as palestras de Marcelo Rosado, da Federação das Indústrias do Rio Grande do Nortes (Fiern), do presidente da ABPIP, Marcelo Félix, e a participação da diretora da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustiveis, Symone Araújo, com o ‘Painel Desafios Regulatórios para os Independentes’.

Abordagens – O evento também discutiu temas ligados às questões técnicas, como o melhoramento da recuperação de campos maduros, o aproveitamento em maior escala do gás, perspectivas de exploração das bacias terrestres no Brasil, entre outros. A vasta programação oportunizou, ainda, a realização do PetroSupply Meeting, que consiste em uma série de encontros empresariais realizados pelo Sebrae RN para fomentar a realização de negócios entre empresas que atuam no setor.
Ainda foi destaque o Simpósio de Petróleo e Gás, coordenado pela Ufersa e destinado à apresentação de trabalhos científicos na área de petróleo, gás e energias. Na conjuntura da descarbonização, o Mossoró Oil & Gas também debateu vários aspectos da transição energética no país, a exemplo dos impactos à cadeia produtiva do gás e petróleo.

Configuração – Além da área destinada aos estandes expositivos, o evento contou com duas arenas (Arena Petróleo e Gás e Arena ESG), onde foram realizadas as visitas técnicas e apresentação de painéis para debates dos temas mais relevantes do segmento.
A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Maria de Fátima Bezerra, o prefeito do município de Mossoró, Allyson Leandro Bezerra Silva, discursaram na abertura do evento, além de outras personalidades e executivos dos segmentos de petróleo e gás.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE