Sergipe cheio de gás
Publicado em 17 de junho de 2019
Por Jornal Do Dia
Do oco da terra, das entranhas mais profundas do estado, chega agora uma boa nova, capaz de revigorar a cambaleante economia local: A Petrobras descobriu seis campos de gás natural em território sergipano. Para o governador Belivaldo Chagas, obrigado para fazer das tripas coração com o fim de honrar os compromissos da administração estadual, a descoberta tem o valor de um bilhete premiado. Os sergipanos ganharam na loteria.
Trata-se aqui, sem tirar nem por, da maior descoberta da empresa realizada em Sergipe, desde o pré-sal, em 2006. Uma vez em operação, os campos deverão produzir 20 milhões de m³ de gás natural por dia, o equivalente a um terço da produção total brasileira. Nas contas de um consultora, a descoberta deve gerar uma receita anual de R$ 7 bilhões.
A descoberta ocorre em momento muito oportuno, justamente quando o Governo Federal pretende baratear o gás natural, aumentando a sua produção. Oportunidade que, nas palavras de Belivaldo, deverá inaugurar um novo ciclo na economia sergipana.
"Sergipe se tornará a estrela do gás no Brasil. É uma descoberta extremamente promissora para o futuro de Sergipe, significa dizer que seremos um dos maiores produtores de gás desse país. Com certeza, nós teremos, nessa cadeia produtiva, vários empreendimentos que virão a Sergipe. Será realmente um divisor de águas".
Que assim seja. Os postos de trabalho fechados com a hibernação da Fafen em Laranjeiras não foram capaz de sensibilizar a direção da Petrobras. Já era hora de os sergipanos desempregados voltar a sonhar com uma chance.