A rede de esgoto continua sendo ampliada no Estado
Sergipe é o 3º estado do Nordeste com maior percentual de domicílios com rede de esgoto
Publicado em 25 de maio de 2018
Por Jornal Do Dia
Entre os 776 mil domi cílios de Sergipe, 93,9% (729 mil domicílios) possuem água canalizada, valor superior à média nordestina (92,2%), mas abaixo da média nacional (97,2%). É o que mostra um estudo divulgado pelo Observatório de Sergipe, vinculado à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), com base nos dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) do IBGE, que retrata a situação atual do saneamento básico no Estado de Sergipe.
De acordo com a diretora de Pesquisa, Estudos e Análises do Observatório de Sergipe, Michele Dória, a pesquisa mostra que, em 2017, dos domicílios com água canalizada em Sergipe, em 85,9% deles, a principal fonte de abastecimento de água era a rede geral de distribuição. "Em 6,7% dos domicílios, a principal fonte de abastecimento era poço profundo ou artesiano; em 2,8%, poço raso, freático ou cacimba; 0,6% fonte ou nascente e em 4% outra forma de abastecimento", disse.
Destaca que Sergipe é o terceiro estado da região Nordeste com maior percentual de domicílios servidos com esgotamento sanitário ligados a rede geral de distribuição, com 53,6% em 2017. Pernambuco (60,6%) e Bahia (55,8%) estão no topo do ranking. Piauí (8,9%) e Maranhão (19,5%) apresentaram os piores desempenhos.
Com relação ao serviço de limpeza, Michele explica que cerca de 70% dos sergipanos têm o lixo coletado. "Em 2017, o percentual de domicílios de Sergipe cujo lixo era coletado diretamente por serviço de limpeza foi de 70,2% (545 mil domicílios). Em 18,8% dos casos (146 mil domicílios), o lixo era coletado em caçamba de serviço de limpeza e em 9,9% (77 mil domicílios) era queimado na propriedade".
No quesito domicílios com banheiro de uso exclusivo, a diretora de Pesquisa disse que Aracaju foi a única capital do Nordeste a alcançar 100% de cobertura. "Na região Nordeste, apenas o Rio Grande do Norte (98,8%) possui percentual de domicílios com banheiro de uso exclusivo superior à média nacional (97,7%). Sergipe está em 3º lugar no ranking nordestino, com 97,4%".