Delegação sergipana conquista as primeiras medalhas nos JEBs, que estão sendo disputados em Recife-PE (Divulgação)
Sergipe: primeiras medalhas nos JEB’s-2024
Publicado em 24 de setembro de 2024
Por Jornal Do Dia Se
Além de ter sido um dos destaques na solenidade de abertura, o estado de Sergipe iniciou muito bem sua participação nos JEBs, em Recife.As disputas dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) começaram no último final de semana e o Time Sergipe já conquistou nove medalhas.
No wrestling, as conquistas vieram em família. Guilherme Fontes foi campeão na série ouro, no estilo livre, até 75kg. Já a sua irmão, Cila Rafaella ficou com a medalha de bronze pela série ouro, no estilo livre, até 66kg.
Outro campeão na modalidade foi Pedro Gabriel, na série bronze, no estilo greco-romano, até 44kg.
No judô, foram cinco medalhas conquistadas pelos sergipanos. Luan Gabriel foi vice-campeão da série bronze na categoria leve (-48kg); Kaic Franco foi campeão pela série prata na categoria meio pesado (-64kg); Manoel Silva ficou com o bronze na série ouro, pela categoria pesado (+64kg); Gabriel Santos foi o terceiro colocado na série prata, meio médio (-53kg); e Victória Brito conquistou o bronze na série prata, pela categoria pesado (+64kg).
No atletismo, David Henrique foi o campeão dos 100 metros com barreiras na série prata.
Os JEB’s tiveram início no último dia 20 e seguem até o dia 3 de outubro, em Recife-PE. A delegação sergipana conta com 184 atletas para competir em 17 modalidades. Participam da competição mais de 5 mil estudantes-atletas, de 12 a 14 anos, de todo o país.
A delegação sergipana é composta por 239 membros, sendo 184 atletas que competem em 17 modalidades como atletismo, judô, natação, futebol, basquete, entre outras. Os jovens esportistas, com idades entre 12 e 17 anos, foram selecionados a partir das competições dos Jogos da Primavera e agora têm a oportunidade de competir em nível nacional, elevando o nome do estado no cenário esportivo estudantil.
As competições dos JEBs serão realizadas ao longo de 15 dias, com provas que acontecem em várias instalações esportivas da cidade de Recife (PE) e região metropolitana. Além das disputas, os jovens também terão a chance de interagir com atletas de todo o Brasil, promovendo a integração e o espírito esportivo.
Apoio -A logística para levar a delegação sergipana aos JEBs foi cuidadosamente planejada, com transporte e alimentação no percurso, garantidos pelo Governo de Sergipe,por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel). Para o transporte dos atletas até a Arena Pernambuco, a gestão estadual disponibilizou ônibus, e uma equipe de suporte composta por treinadores e fisioterapeutas, assegurando que os jovens tenham toda a assistência necessária durante a viagem.
Além do suporte logístico, os atletas do Time Sergipe também receberam uniformes por meio de um apoio do Banco do Estado de Sergipe (Banese) no valor de R$ 90 mil, o que será essencial para um bom desempenho da equipe durante os jogos.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destacou a importância da participação sergipana nos JEBs durante a cerimônia de abertura, ressaltando o investimento no esporte como uma prioridade da gestão estadual. “Estamos muito orgulhosos dos nossos atletas. A participação nos JEBs é uma grande oportunidade para esses jovens mostrarem seu talento e dedicação, representando com orgulho o nosso estado. Para além de competir, o mais importante é o aprendizado que cada um leva daqui, os valores de disciplina, superação e trabalho em equipa que o esporte proporciona”, ressaltou.
O presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, também fez questão de destacar a importância do evento e o papel fundamental que o esporte escolar desempenha no desenvolvimento dos jovens brasileiros. “Os Jogos Escolares Brasileiros são uma oportunidade única para milhares de jovens de todo o país. Não se trata apenas de competir, mas de promover a integração, a amizade e o crescimento pessoal de cada um desses atletas. É aqui que surgem futuros campeões, não só no esporte, mas na vida”, considerou.