SES aumenta fiscalização do protocolo em bares e restaurantes
Publicado em 10 de dezembro de 2020
Por Jornal Do Dia
Uma força-tarefa formada pela Secretaria de Estado da Saúde, pela Vigilância Sanitária Municipal, pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Militar, intensificou ontem a fiscalização em bares e restaurantes da capital, para conferir se os protocolos sanitários estão sendo cumpridos. A nova rodada de fiscalizações se concentrou principalmente nos bares e restaurantes da Orla de Atalaia (zona sul de Aracaju), saindo da Delegacia Especial de Turismo (Detur).
O intuito da açãofoi garantir que os protocolos sanitários para combater a disseminação do novo coronavírus sejam seguidos, como: o uso de máscaras nas dependências, disponibilização de álcool a 70% aos consumidores, limitação da ocupação, garantia do distanciamento e outras medidas. Os estabelecimentos flagrados com o descumprimento das normas, e que já tenham sido notificados em fiscalizações anteriores, poderão sofrer punições que vão de multa a interdição. Os municípios maiores do interior do Estado também irão receber a força-tarefa nos próximos dias.
As estratégias da ação de fiscalização foram definidas em reunião ocorrida no Centro Administrativo da Saúde com os membros da força-tarefa. O principal alvo da fiscalização são os estabelecimentos que concentram grande número de consumidores e desrespeitam as medidas de prevenção à infecção. "Até outubro nós estávamos com o ritmo de transmissão do vírus em curva decrescente, mas temos o registro do aumento de casos, por isso vamos intensificar as fiscalizações", declarou o coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Ávio Britto.
Segundo ele, a maior preocupação do governo do Estado é em manter o controle sobre o ritmo de transmissão do novo coronavírus, conscientizando os donos de bares e restaurantes sobre a corresponsabilidade de cada um deles quanto ao cumprimento dos protocolos sanitários por eles próprios e seus clientes.