Quinta, 25 De Julho De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Setor de compras do GBarbosa volta para Sergipe


Publicado em 20 de outubro de 2023
Por Jornal Do Dia Se


Para atender à demanda, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) fez um estudo da legislação do estado da Bahia, a fim de incorporar ao regulamento sergipano ajustes relacionados ao ICMS. Foto: César de Oliveira

Foi anunciado nesta quinta-feira (19), o retorno do setor de compras da rede GBarbosa, do grupo Cencosud, a Sergipe, após quase 10 anos desde o fechamento deste setor. A notícia reflete um ordenamento coletivo da gestão estadual, por meio de suas diversas pastas.
“Após um período de negociação, voltamos a sediar o setor de compras, o que abre uma grande janela de oportunidades nas áreas de logística, transporte, aumento de circulação de mercadorias e geração imediata de mais empregos”, comemora o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri.
Há cerca de dez anos, o setor de compras do GBarbosa migrou de Sergipe para a Bahia. Em agosto de 2023, o governador esteve reunido com o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Dario Los, para tratativas. Na oportunidade, o grupo apresentou pleitos que foram prontamente analisados pela administração estadual. Entre eles, esteve a adequação da legislação do comércio eletrônico para consumidores.
Para atender à demanda, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) fez um estudo da legislação do estado da Bahia, a fim de incorporar ao regulamento sergipano ajustes relacionados ao ICMS. Em consequência, está em elaboração um decreto que versa sobre o sistema de distribuição em Sergipe. O objetivo é facilitar o enquadramento do Cencosud e empresas similares à normativa estadual. Também já se encontra em estado avançado o estudo de outros pleitos do grupo, com previsão de atendimento nos próximos meses.
O retorno do setor de compras do Cencosud a Sergipe com intermédio do Governo do Estado traz perspectivas à criação de empregos. Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a gestão estadual firmou parceria com o grupo para desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Primeiro Emprego (PPE).
Por meio do acordo, cerca de 400 vagas para qualificação serão ofertadas para o setor de varejo, em funções diversas. Ao final da qualificação, o objetivo é que no mínimo 30% dos jovens sejam contratados.
Inicialmente, a previsão é de que essas qualificações sejam distribuídas entre a capital Aracaju e os municípios de Lagarto, Estância, Boquim, São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro, Itabaianinha, Itabaiana, Tobias Barreto e Nossa Senhora das Dores. As turmas devem se iniciar já no próximo mês de novembro.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade