Segunda, 20 De Maio De 2024
       
**PUBLICIDADE
Publicidade

Síndromes gripais: saiba como e onde procurar atendimento médico em Aracaju


Avatar

Publicado em 20 de abril de 2024
Por Jornal Do Dia Se


Foto: André Moreira

Com a chegada do período chuvoso e as variações de temperatura registradas na capital sergipana, doenças e infecções respiratórias, como rinite, sinusite, gripes e resfriados, estão mais presentes na população, principalmente em crianças. Diante disto, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reforça a orientação à população para que, em caso de sintomas, busque um dos pontos de atendimento às síndromes gripais disponíveis na saúde pública municipal.
Considerando o nível de complexidade dos sintomas apresentados entre leve, moderado e grave, é possível as pessoas procurarem a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência, assim como o Centro de Atendimento e Triagem da Síndrome Gripal de Aracaju, situado no bairro Coroa do Meio, ou a urgência.
Ao primeiro sinal de sintoma gripal, algumas atitudes devem ser tomadas, a exemplo de, no caso de crianças, evitar levar à escola, bem como diminuir o contato mais próximo com outras pessoas, em relação à população como um todo.
Essa atitude pode parecer pouco ou não significar nada para muitos, mas previne que outras pessoas sejam contaminadas e diminui a quantidade de vírus circulando, segundo ressalta o coordenador-médico do Hospital Municipal Fernando Franco, Willian Barcelos. “Isso evita que outras pessoas fiquem doentes. Se todo mundo fizer isso, a quantidade de vírus disseminado será muito menor e a comunidade terá menos pessoas doentes neste período de sazonalidade”, complementa.
Ao buscar atendimento médico para síndrome gripal, é necessário o indivíduo identificar o nível de complexidade dos sintomas, visto que, casos leves e moderados são direcionados para as Unidades de Saúde da Família (USFs), conforme destaca o médico. No entanto, em casos graves é preciso buscar atendimento em uma unidade de urgência.

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE
Publicidade