Sistema de informática do Case entra em pane e atendimento é suspenso
Publicado em 29 de fevereiro de 2020
Por Jornal Do Dia
Milton Alves Júnior
Pela segunda vez em menos de um mês os serviços no Centro de Atenção à Saúde (Case), em Aracaju, precisaram ser suspensos ao atendimento público em virtude de problemas operacionais no sistema Hórus, desenvolvido pelo Ministério da Saúde (MS), para coordenar a dispensação de medicamentos e insumos. O último caso semelhante foi registrado no dia 05 desse mês, quando os funcionários se depararam com a necessidade de suspender as atividades enquanto técnicos do Governo Federal buscavam solucionar a pane. Desta vez, sem conclusão dos reparos até o início da tarde de ontem, a expectativa é que o serviço seja retomado na segunda-feira.
De acordo com a coordenadora do Case, Jéssica Santos, os departamentos federais competentes estão sendo comunicados dos problemas operacionais que apresentam problemas e causam a falta de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa por parte dos gestoras regionais é que o próprio MS possa qualificar a rede administrativa e evite que situações semelhantes voltem a ocorrer. Para que os pacientes não fiquem sem respostas, por meio de nota a direção do Case informou que os contribuintes poderão obter mais informações através do número (79) 3234-3400 ou se comunicar pelo aplicativo de conversas ‘WhatsApp’, através do número: (79) 98891-2838.
"Temos a plena consciência e convicção que esse tipo de erro operacional gera aos pacientes, mas posso garantir que todos os nossos esforços estão sendo adotados para que esse tipo de situação não volte a ocorrer e atingir os pacientes. Como forma de prestar esclarecimento sobre essa situação, esses dois números de contato estão à disposição dos sergipanos para que, em caso de dúvidas, entrem em contato conosco. A nossa esperança é que ele [sistema Hórus] esteja apto para uso nessa segunda e possamos restabelecer o serviço de atendimento ao público", disse. No que se refere aos pacientes que não conseguiram acolhimento na sexta, Jessica Santos garantiu que todos serão atendidos assim que o sistema for normalizado.
"Assim como ocorreu na situação anterior, desta vez não será diferente. Aquele cidadão que porventura se dirigiu ao Centro de Atenção à Saúde e não conseguiu ser atendido, assim que o sistema voltar a funcionar – e isso esperamos que seja realmente logo, esses pacientes serão atendidos o mais rápido possível. Volto a afirmar: em caso de dúvidas, podem entrar em contato com os números 3234-3400 ou 98891-2838 que iremos atendê-los o mais breve possível", garantiu.