Desde o dia oito, a SMTT pode fazer a fiscalização do emplacamento dos ciclomotores
HOMEM CIRCULA EM CICLOMOTOR
Publicado em 18 de outubro de 2012
Por Jornal Do Dia
Desde o dia oito, a SMTT pode fazer a fiscalização do emplacamento dos ciclomotores
HOMEM CIRCULA EM CICLOMOTOR
Monique Oliveira
moniqueoliveira@jornaldodiase.com.br
Os proprietários das motos de 50 cilindradas (50 cc), definidas como ciclomotores e popularmente conhecidas como cinquentinhas, devem ficar atentos, pois o prazo para a regulamentação da Lei encerrou no dia 8 deste mês. Com isso, a Secretaria de Governo está com o decreto praticamente pronto, fazendo apenas analise terminológica para a assinatura e publicação. Uma vez publicado, retroagirá a 8 de outubro os seus efeitos.
O diretor de Trânsito de Aracaju, major Paulo Paiva, esclarece que os agentes da SMTT vão passar a ser mais rígidos na fiscalização das motonetas e quem for pego sem placa, habilitação ou capacete, será multado, como acontece com o condutor de qualquer outro tipo de veículo. Mas antes o órgão dará um prazo para conscientização dos condutores.
"Um prazo para que os veículos antigos se regularizem e um prazo para início da fiscalização, afim de que a população possa se adequar de forma devida", disse Paiva.
O militar relata que os problemas que esse tipo de veículo tem causado no trânsito de Aracaju são de pequena proporção, mas se o veículo fosse conduzido de forma responsável, ou seja, por pessoas habilitadas, não existiriam transtornos.
"Entretanto, o fato dos veículos não serem identificados por placa dá a falsa ideia aos seus condutores de que eles podem tudo: circular sem obedecer a sinalização, sem utilizar capacete de segurança, sem utilizar as regras gerais de circulação e conduta. Isso cria uma extrema situação de insegurança. As pessoas têm morrido, se machucado com extrema gravidade em acidentes envolvendo ciclomotores dada a esta irresponsabilidade", disse o diretor de Trânsito de Aracaju.
Fiscalização – Segundo Paiva, o ciclomotor é um veículo como qualquer outro, ele tem que observar as mesmas regras de circulação e conduta que uma motocicleta comum. Uma vez regulamentado, exigido o registro e o licenciamento, estes veículos passarão a utilizar placas. "O condutor que for flagrado sem habilitação, sem capacete, desobedecendo a sinalização e as regras de circulação será penalizado da mesma forma que são os condutores das motocicletas", alerta.
Apesar de o veículo ser de pequena proporção, muitos condutores não observam as regras de circulação e conduta, o que acaba gerando diversos acidentes. "Não temos os dados de quantos acidentes envolvendo especificamente ciclomotores. Mas, os números de acidentes com motocicletas são alarmantes. No ano passado, 52% das vítimas fatais em acidentes de trânsito em Aracaju estavam em veículos de duas rodas. Nos seis primeiros meses de 2012 o trânsito já fez em Aracaju 48 vítimas fatais, entre elas 45% eram motociclistas", conta.