Domingo, 26 De Janeiro De 2025
       
**PUBLICIDADE


Só depois do carnaval


Publicado em 25 de dezembro de 2019
Por Jornal Do Dia


Uma reunião entre a Infraero e a Secretaria de Estado do Turismo mostrou, a partir de dados repassados pelo superintendente da empresa em Sergipe, Wanderson Silva dos Santos, que o estado tem crescido cada dia mais enquanto atrativo turístico. Desde o início de operação dos novos voos, o número de turistas tem aumentado. Entre os meses de setembro e outubro, o número de passageiros cresceu de 77.645 para 89.742. Mas a grande surpresa ocorreu no mês de novembro, quando o número de passageiros superou as expectativas, de 90 mil, e chegou a 99.481. Com tantos bons resultados, a expectativa da Infraero para dezembro é de 105 a 110 mil passageiros.

Só depois do carnaval

Nesse período de festa natalina e ano novo normalmente a política dá uma trégua. Todos estão voltados para as comemorações do Natal com a família e um ano novo com familiares e amigos até fora do estado.
O Congresso Nacional e a maioria das Câmaras Municipais de vereadores já estão de recesso de final do ano. Só a Assembleia Legislativa protelou para a próxima sexta-feira pelo fato de precisar aprovar algumas proposituras na sessão plenária dessa quinta-feira.

Os deputados terão que aprovar, em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o artigo 30 da Constituição Estadual, adequando à nova Previdência aprovada pelo Congresso Nacional; o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 20/2019, que definirá as regras da reforma estadual da previdência; e o Orçamento do Estado do exercício 2020, estimado em R$ 10 bilhões.
Deve haver embates com sindicatos e os próprios servidores, pelo fato da reforma da previdência propor que os aposentados, que nunca contribuíram com a previdência, passem a contribuir com uma alíquota de 14%. Sendo, portanto, os mais afetados com a reforma já que os ativos já contribuem com 13%, vindo a pagar 1% a mais.  
Aprovada essa PEC, o PCL e o orçamento os deputados estaduais também se juntarão aos vereadores, deputados federais e senadores no recesso do final do ano, deixando a política morna nesse período.

Em janeiro e fevereiro algumas conversas políticas vão continuar, mas as definições políticas sobre candidaturas e alianças só devem ocorrer mesmo após a festa do momo. Afinal, o ano só começa mesmo depois do carnaval.
Até lá vão continuar as indefinições se o PT terá ou não candidato próprio a prefeito da capital, mesmo o partido tendo uma reunião no dia 10 de janeiro para tratar dessa pauta. Assim como quem será o candidato a prefeito de Aracaju do agrupamento político do senador Alessandro Vieira (Cidadania), apesar de já está praticamente batido o martelo de que será a delegada Danielle Garcia (Cidadania).
Não haverá também uma definição se o ex-deputado federal Valadares Filho (PSB) voltará a disputar a Prefeitura de Aracaju; se o deputado estadual Gilmar Carvalho conseguirá deixar o PSC e ser candidato a prefeito.
Enfim, como os parlamentares a política também estará de recesso neste final de ano e início de 2020.

Mobilização dos servidores 1
O presidente da CUT, Roberto Silva, disparou nota ontem convocando os servidores para vigília na Assembleia Legislativa contra aprovação da reforma da previdência estadual, a partir das 9h dessa quinta-feira. Ele também convoca a categoria para um ato da prova final realizada pelo Sintese de avaliação do governo do Estado e das prefeituras, a ser realizado nessa sexta-feira, 27, a partir das 8h, na Praça General Valadão.

Mobilização dos servidores 2
Ainda nesse ato na General Valadão serão escolhidos os "Judas" que votaram pela "destruição" da previdência estadual. Na lista dos "Judas" o governador e deputados.

Mobilização dos servidores 3
A nota do presidente da CUT é finalizada assim: "Natal é tempo de confraternização, mas é tempo de lutar. Todos e todas convocados (as)".

Mais um
Não é somente o vereador Cabo Amintas quem quer que o vereador Carlito Alves (Republicanos) deixe de ser membro das Comissões de Ética e da Família da Câmara Municipal de Aracaju, após ter vazado áudios e prints de diálogos sexuais dele com uma suposta menor de idade. O vereador Lucas Aribé (PSB) também deseja que ele peça para sair ou seja expulso, por entender que não faz jus a essas atribuições.

Vários casos
A coluna tem informações que a Delegacia de Crimes Cibernéticos, que investiga o caso em que o vereador pode estar sendo vítima de extorsão por uma quadrilha que montou todo o esquema para que pagasse para não ser acusado de pedofilia, investiga outros casos de pessoas que caíram no suposto golpe. Entre as vítimas de Sergipe dessa armação sexual com suposta menor de idade tem advogados, médicos e até jornalistas.
 
Restrições
Os plantões judiciários não poderão ser usados para reexame de decisões, prorrogação de autorização judicial para escuta telefônica ou liberação de bens apreendidos. É o que diz projeto de lei (PL 511/2019) que deve ser votado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado na retomada dos trabalhos em 2020. O relator, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), diz que o objetivo da proposta é evitar abusos e garantir a segurança de decisões judiciais já tomadas.

Redução de filiados 1
Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam uma redução de 1,1 milhão de filiados a siglas, no período de dezembro de 2018 a novembro de 2019. O número passou de 16.807.444 para 15.691.868, quantidade mais baixa em cinco anos.

Redução de filiados 2
Levantamento feito pelo Congresso em Foco mostra que os principais perdedores de filiados são o MDB do deputado federal Fábio Reis e do ex-governador Jackson Barreto (-261.825 filiados); os extintos PRP (-250.417 filiados) e PHS (-215.096 filiados); o PP do deputado federal Laércio Oliveira (-168.001 filiados) e o PDT do deputado federal Fábio Henrique (-130.321 filiados).

Redução de filiados 3
O fenômeno ocorreu com a maioria das siglas. Das 35 listadas pelo TSE, 24 perderam filiados. Três delas – PRP, PHS e PPL – se fundiram com outras legendas, após não conseguir ultrapassar a cláusula de barreira. Com isso, o Patriota, o Podemos e o PCdoB ganharam força e fecharam o ano com crescimento.

Crescimento de filiados 1
Dos 11 partidos que saíram maiores que entraram, destacam-se nas primeiras posições o Patriota da vereadora de Aracaju Emília Corrêa (+230.942 filiados) e o Podemos do deputado estadual Zezinho Sobral (+197.311 filiados), que passaram por fusões; o PSL, ex-partido dos Bolsonaro (+107.406 filiados), o Psol (+34.257 filiados) e o PRB, hoje Republicanos dos ex-deputados federais Heleno Silva e Jony Marcos (+27.217 filiados).

Crescimento de filiados 2
Assim como o PCdoB e o Patriota, o Podemos também passou por fusão, mas foi o único partido dos três que recebeu mais filiados que o levado pelas outras siglas. No caso do PCdoB do prefeito Edvaldo Nogueira, por exemplo, a ida dos filiados do PPL estancou uma pequena diminuição do partido. A sigla começou o ano com 397.239 e estava com 396.201 filiados em agosto, quando houve o acréscimo dos partidários advindos da fusão. Com isso, a legenda terminou o ano com um crescimento de 16.403 filiados.

Psol cresce junto com direita 1
Dos cinco partidos que mais cresceram em 2019, o único de esquerda é o Psol. Para o presidente da legenda, Juliano Medeiros, o papel de oposição não só ao governo Bolsonaro, mas também a partidos de centro-direita, ajuda a explicar esse aumento.

Psol cresce junto com direita 2
Apesar do crescimento em 2019, o Psol ainda é menor em número de filiados que outros partidos tradicionais de esquerda, como o PT (1.475.973), o PDT (1.126.571), o PSB (618.200) e o PCdoB (413.855).

Com maior filiados 1
Apesar de uma queda de 10,99% no número de filiados, o MDB continua sendo o maior partido com 2.130,660 filiados. O segundo maior em filiação continua sendo o PT, com 1.475.93, mesmo com redução de 7,26%. O terceiro maior é o PSDB do senador Eduardo Amorim, com 1.366.306 já com a redução de 6,40%. O PP do deputado federal Laércio Oliveira é o quarto com 1.276.625, mesmo com uma baixa de 11,63% no número de filiados. Em quinto lugar em número de filiados está o PDT do deputado federal Fábio Henrique com 1.116.571, mesmo com uma redução de 10,37%.
 
Com maior filiados 2
O sexto maior partido em termos de filiados é o PTB do deputado estadual Rodrigo Valadares (1.067.772), mesmo com uma queda de 10,38%. O sétimo é o DEM (976.005), apesar da baixa de 10,74%. O PSB dos Valadares está em oitavo (618.200), mesmo com queda de 5,75%. Em nono lugar o PPS/Cidadania (441.877), apesar de redução de 8,09% e em décimo lugar o PSC do ex-deputado federal André Moura (392.740), mesmo com queda no número de filiados de 7,19%.   

Ponto de vista 1
Doutor em Ciência Política e economista, Ricardo de João Braga explica que existe uma tendência mundial de diminuição de filiados a partidos políticos, por uma mudança de lógica democrática. "A lógica é que os partidos hoje em dia são cada vez menos importantes para as ações políticas significativas do cidadão. Em algum momento já fez muito mais sentido ser de um partido político", explica.

Ponto de vista 2
Ele afirma que a ideia de uma legenda é ser uma microestrutura democrática, mas isso não ocorre no Brasil. Na maioria dos casos, segundo Braga, as siglas são "estruturas burocráticas", utilizadas para definir candidatos e destinação e verbas, "por isso elas são comandadas com mãos de ferros pelos caciques".

Veja essa…

A sessão na Câmara Municipal de Poço Redondo da última segunda-feira foi marcada por quebra-quebra envolvendo vereadores, durante votação do Orçamento do município do exercício 2020.  O pivô da confusão e do quebra-quebra teria sido o vereador Cidinho de Bento. Isso é quebra de decoro parlamentar.

Curtas

A oposição em Boquim deve permanecer unida para enfrentar o prefeito Eraldo de Cabeça Dantas. No último domingo teve reunião de vereadores com as presenças dos ex-prefeitos Jean Carlos e Pedro Barbosa, além do deputado federal Fábio Mitidieri.

Pedro Barbosa deve ser o pré-candidato a prefeito de Boquim em 2020 do agrupamento político. Ele é irmão do ex-deputado estadual assassinado Joaldo Barbosa.

A juíza do Trabalho, a sergipana Flávia Moreira Guimarães Pessoa, foi nomeada pelo presidente Bolsonaro como conselheira do Conselho Nacional de Justiça. O decreto foi assinado ontem.

A convite da prefeita Simone Andrade (PCdoB-Riachão do Dantas) o ex-jogador Washington "Coração Valente", o maior artilheiro do Brasileirão de pontos corridos, confirmou presença num jogo beneficente que ocorrerá no sábado, 27, às 9h, no estádio Roberto Goes, no município.

Um Feliz Natal aos leitores do Jornal do Dia.  

**PUBLICIDADE



Capa do dia
Capa do dia



**PUBLICIDADE


**PUBLICIDADE