Fotos Jorge Henrique
**PUBLICIDADE
Souq Waqif: o mercado tradicional de Doha
Publicado em 07 de dezembro de 2022
Por Jornal Do Dia Se
Por Kleber Santos
Copa do Mundo não é apenas futebol, mas buscar imergir um pouco na cultura local. No caso deste Mundial, a cultura Catari, mas precisamente de sua capital: Doha. E um dos principais pontos de encontros dos turistas e torcedores é o Souq Waqif, um tradicional mercado em Doha, que fica no centro da cidade.
Depois de 17 dias de jogos ininterruptos, nessa quarta-feira, 7, foi o primeiro sem ter partida na Copa. Momento ideal para conhecermos melhor a cidade. Como estamos no Complexo de condomínios chamado de Barahat Al Janoub, em Al Wakrah, segunda maior cidade do Catar, que fica colada em Doha, não dá nem pra perceber onde termina e onde começa, pegamos o Ônibus Express dentro do condomínio que nos deixa na primeira estação de Metro “Al Wakrah”. De lá, fomos até a estação Msheireb, onde saímos da linha vermelha em direção a linha amarelo, com destino ao Metro “Souq Waqif.
Quando descemos na estação damos de cara com o vasto mercado (souq) permanente (waqif). O souq vende roupas tradicionais, especiarias, artesanato e lembranças. Também é o lar de restaurantes bem sofisticados. O edifício original remonta pelo menos ao século XX em um estilo arquitetônico tradicional do Catar. Foi renovado em 2006.
Há barracas de animais de estimação em Souq Waqif que vendem uma variedade de animais de estimação domésticos, incluindo cães, gatos, coelhos, tartarugas e pássaros. Há também uma área separada no souq reservada para o manuseio de falcões.
Nesta Copa, a torcida aparece neste mercado depois do jogos para comemorar. Até porque existe um ônibus express de Souq aos estádios e vice-versa. A prova foi a festa que a torcida de Marrocos fez e foi mostrado num vídeo na internet que bombou.
Nossa esperança é que no dia 18 de dezembro a torcida brasileira invade essa região para comemorar o hexacampeonato.
[ngg src=”galleries” ids=”7″ display=”basic_imagebrowser”]